Notícias

14 de Julho de 2021

Colunistas UESPI: professor destaca pesquisas e projetos sobre Gênero e Práticas Femininas: mulheres negras e capoeiristas

Por Arnaldo Alves

No sexto artigo de opinião dos Colunistas UESPI, o professor Robson Carlos da Silva, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, traz o texto intitulado Gênero e Práticas Femininas: mulheres negras e capoeiristas de Teresina/PI.

O artigo faz uma análise sobre estudos de gênero feminino, com ênfase no feminismo negro, além da atuação de mulheres negras, venezuelanas e capoeiristas, a partir de suas próprias concepções e experiências, tendo como palco o cenário da capoeira teresinense, desde 2005.

O texto do professor Robson Carlos da Silva também relata suas pesquisas e projetos da área. Por exemplo: o projeto atual que se detém sobre as Histórias em Quadrinhos (HQ) nacionais para investigar o protagonismo de personagens mulheres, negras e capoeirista, além das pesquisas “História Social e Trajetórias de Vida de Mulheres na Capoeira Teresinense” e “Mulher, Negra, Mãe, Capoeirista: tessituras de memórias e o legado educacional e social da capoeirista Têra de Teresina/PI”.

Confira o artigo de opinião completo:

COLUNA VI

Projeto Colunistas UESPI

Mensalmente são divulgados artigos de opinião e ensaios sobre diversos temas da atualidade. Por exemplo: economia, educação, saúde, clima, diversidade, cidadania, tecnologia, direito, comunicação, entre outros, no site da universidade.

O projeto busca dar visibilidade aos pesquisadores que contribuem com análises e reflexões para a sociedade.

Veja também outras colunas publicadas anteriormente:

Produzido pela professora do curso de Administração e pró-reitora adjunta de Planejamento e Finanças (PROPLAN), Joseane Leão, a primeira edição trouxe à tona o tema “O Impasse nos preços dos combustíveis”.

O segundo texto, intitulado “Eventos Atmosféricos Severos: perspectivas para educação para o risco”, do professor do curso de Geografia e climatologista, Werton Costa, analisou como os fenômenos climáticos tem ocasionado problemas nas cidades e como podem ser encarados pelas autoridades.

O terceiro artigo é de autoria da professora do curso de Administração (campus Clóvis Moura) e diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESPI, Vanessa Alencar. O texto fala sobre Era do Caos; Adeus mundo Vuca, bem vindo mundo Bani.

No quarto artigo dos Colunistas UESPI, a professora do curso de Enfermagem e coordenadora da especialização em Estomaterapia, Sandra Marina Bezerra, presta uma homenagem aos profissionais da área na batalha contra a Covid-19.

A coordenadora do curso de Jornalismo de Teresina, Samária Andrade, fez na quinta coluna uma análise sobre mídia alternativa e as manifestações do dia 29 Maio.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com