Notícias

6 de Maio de 2021

Colunista UESPI: Professora destaca sobre as transformações no mundo e na sociedade

Por Priscila Fernandes 

Na terceira edição dos Colunistas UESPI, a Ascom UESPI lança o material intitulado “Era do Caos; Adeus mundo Vuca, bem vindo mundo Bani”. No artigo de opinião, Vanessa Alencar, professora Adjunta do curso de Administração (campus Clóvis Moura) e Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESPI, faz uma reflexão sobre o mundo sempre em mudança, seja em organizações, seja em pessoas.

Tudo muda o tempo todo. No trabalho, a professora reflete sobre a transição entre “dois mundos”: do mundo Vuca até o mundo Bani. De acordo com ela, Vuca corresponde a uma expressão que descreve múltiplas forças complexas agem para transformar a sociedade de diferentes formas. No entanto, o conceito de Vuca ficou desatualizado diante das mudanças que o mundo passa diariamente.

O mundo Bani é a atualização desse termo. Ele desafia organizações e pessoas a reaprender e compreender novamente o mundo em que vivemos. A professora traz discussões e relações importantes entre os termos e momentos que estamos vivenciando.

Confira o material:

Era do Caos

Projeto Colunistas UESPI

Mensalmente são divulgados artigos de opinião e ensaios sobre diversos temas da atualidade no projeto Colunistas UESPI. Com isso, a Ascom UESPI visa dar visibilidade aos pesquisadores que podem contribuir com análises e orientações para melhorias na sociedade.

São artigos de opinião e ensaios sobre economia, educação, saúde, clima, diversidade, cidadania, tecnologia, direito, comunicação, entre outros. O projeto já tem três edições.

A primeira edição discutiu sobre o “Impasse nos preços dos combustíveis”, que foi produzido pela Professora do curso de Administração e Pró-reitora Adjunta, Joseane Leão.

Já no segundo trabalho, do professor climatologista Werton Costa, o docente analisa como os fenômenos climáticos tem ocasionado problemas nas cidades e como podem ser encarados pelas autoridades. O artigo intitula-se “Eventos Atmosféricos Severos: perspectivas para educação para o risco”.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.