UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Site “Jornalistas do Semiárido” fortalece prática e identidade regional entre estudantes de Jornalismo da UESPI em Picos

Por Raíza Leão

Criado inicialmente como atividade prática da disciplina “Jornalismo Digital” e “Plataformas Multimídia”, o site “Jornalistas do Semiárido” consolidou-se como uma ferramenta de formação prática e crítica para os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus de Picos. A iniciativa, idealizada pela professora Lana Krisna, surgiu em 2021 com o domínio “Sertão de Dentro” e, dois anos depois, passou a adotar a identidade atual, ampliando a finalidade e a proposta editorial.

Site “Jornalistas do Semiárido”

“O projeto se consolidou como um espaço de práticas dos acadêmicos de Jornalismo da UESPI — Campus Professor Barros Araújo, em Picos. Nesse contexto, o domínio e as redes sociais foram alterados para “Jornalistas do Semiárido”, com o intuito de divulgar eventos, realizar coberturas jornalísticas, veicular reportagens produzidas em outras disciplinas e, especialmente, estabelecer novas narrativas sobre o semiárido brasileiro”, explica a docente.

Com a proposta de oferecer um ambiente de experimentação, o site permite que os alunos publiquem reportagens produzidas nas disciplinas do curso, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades técnicas e a valorização das vivências regionais. Segundo Lana Krisna, um dos objetivos principais é “ressignificar o pertencimento ao semiárido, distante dos estereótipos e preconceitos historicamente estabelecidos pelos grandes veículos de comunicação”.

A participação dos alunos na produção de conteúdo é constante e acompanha a programação do curso e as demandas externas. Além dos estudantes do campus de Picos, o projeto também conta com colaborações de acadêmicos da UESPI em Teresina. “Aproveitamos para reforçar o convite a outras pessoas que desejem integrar essa rede”, destaca a docente.

Alunos de Jornalismo de Picos

A estudante Thaila Vieira, do 8º período, relata que o site representa o primeiro contato com a publicação jornalística e a redação de matérias. “São feitas reportagens especiais nas disciplinas de técnica de reportagem e plataformas digitais, e após a entrega final, um aluno fica responsável por postar as matérias. É um site acadêmico voltado a temas sociais e de pesquisa, mas que nos permite a prática do mercado”, afirma.

Já para Mikael Lopes, do 7º período, a plataforma tem papel fundamental na formação profissional. “Ele amplia nossa visibilidade como estudantes, permitindo que tanto o mercado quanto a comunidade acadêmica acompanhem o que estamos produzindo dentro da UESPI. Podemos atuar em todas as etapas do processo jornalístico, da produção ao momento final da publicação”, diz.

Alunos de Jornalismo de Picos

Mikael Lopes destaca ainda que seu primeiro contato com o projeto ocorreu no quarto período, durante a disciplina de Comunicação e Design Jornalístico. A reportagem desenvolvida por ele na ocasião, “História de Cazé: da crueldade à devoção a partir de memórias bocainenses”, teve ampla repercussão e lhe rendeu uma menção honrosa na Semana de Comunicação da UESPI. “Se antes eu já compreendia a importância do site, receber esse prêmio só reforçou ainda mais essa visão. Ele funciona como um verdadeiro laboratório para nós”, completa.

Acesse o site: https://www.jornalistasdosemiarido.com.br/blog/archive/2025/07