20 de Setembro de 2016

Curso oferecido pela PROPLAN e PREX visa capacitar servidores da UESPI

Por Jônatas Freitas

A Universidade Estadual do Piauí, através da Pró-Reitoria de Planejamento e Finanças – PROPLAN, e da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX, realizará o curso “Introdução ao Siconv: Execução e Prestação de Contas”. O curso é destinado principalmente a servidores da universidade que lidem com recursos provenientes de convênios federais, como PNAEST e PRONERA.

unnamed

De acordo com Raimundo Isídio, Pró-Reitor da PROPLAN, o SICONV, Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal, foi criado em 2008, e desde 2009 é obrigatório. “Alguns servidores aqui da PROPLAN se inscreveram em curso específico para operacionalizar este sistema, e eles serão duplicadores dessas informações. A obrigação de alimentar o sistema passa por vários setores, pelo de licitação, auditoria, e esse curso será uma forma de agilizar o tramite dos processos derivados dos convênios federais”, afirma.

O curso será ministrado pelos técnicos Antônio Araújo Lima e Robervaldo Alves da Silva, da PROPLAN, e terá 20 vagas para os servidores da UESPI: 10 para a PROPLAN, 2 para a PRAD, 2 para o PARFOR, 2 para a Auditoria e 2 para a CPL. Será realizado no Laboratório de Informática do NEAD, às terças-feiras, de 14h às 18h, totalizando 20 horas de carga horária. Começará no dia 4 de outubro e irá até o dia 1 de novembro.

“Teremos a incumbência de repassar o conhecimento recebido para as demais equipes, para que eles também desempenhem de acordo com o que nos foi ensinado. Todo repasse de recursos para a administração estadual, municipal ou organização da sociedade civil tem que ser repassados através deste sistema”, afirma Robervaldo.Alves. “O fluxo de pagamento é alto, e precisamos de pessoas que saibam operacionalizar o sistema, pra que haja agilidade no pagamento de processos, principalmente diárias. Temos uma demanda muito grande, então precisamos desafogar esses processos”, complementa Antônio Araújo

Na mesma linha, também explicou o pró-reitor Raimundo Dutra, da PREX: “Como o SICONV é um sistema com o qual muitas pessoas precisam lidar cotidianamente, é preciso que elas entendam essas ferramentas, oseu funcionamento, para dar mais agilidade aos processos, ao andamento de pagamentos, de repasse de recursos. É um curso que vem em uma boa hora, pois a universidade no seu dia-a-dia é envolvida com diversos tipos de repasses oriundos do governo federal”, finaliza.