23 de Maio de 2014

Seminário de Educomunicação leva acadêmicos, professores e a comunidade à UESPI de Floriano

Mônica Rosa

A UESPI de Floriano realiza I Seminário de Educomunicação, de 19 até 23 de maio, com o tema “Educomunicação: um novo jeito de educar”. O evento, organizado por acadêmicos do curso de Letras/Português, com o apoio de professores e acadêmicos do mesmo curso e também de Pedagogia e Espanhol, é realizado no Auditório da UESPI, campus de Floriano. Segundo a organização, o SEDCOM tem um modelo pioneiro no estado quando se fala em educomunicação já que o projeto visa levar aos acadêmicos, professores e a comunidade, conhecimentos sobre seus princípios básicos.

Professora Mestra Sônia Mariah dos Santos

Jornalista e Professora Mestra Sônia Mariah dos Santos

Durante toda a semana, jornalistas, professores e também monitores do Projeto COMEDUCAR, da Pró-Reitoria de Extensão-PREX da UESPI, realizam palestras sobre aspectos gerais da educomunicação e sua relação com o processo educativo, além de oficinas e palestras sobre Jornal escolar, Rádio escolar, Fanzines e outras alternativas.

I SEDCOM

Equipe do I SEDCOM com o Jornalista e Diretor da UESPI de Picos, Prof. Evandro Alberto

O evento contou com a participação dos seguintes palestrantes: Professora Ângela Viana (UESPI-Floriano), membro do Projeto COMEDUCAR; Prof. Doutorando Evandro Alberto (UESPI – Picos);  Rauenna Emanuella, Benedito Félix e Aleiane Lima, idealizadores do Projeto COMEDUCAR e do I SEDCOM; Professora Mestranda Brígida Barbosa; Prof. Dr. Orlando Berti (UESPI– Campus Torquato Neto-Teresina); Prof. Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/LPT); Jornalista/Educomunicador Bruno Oliveira Ferreira (Revista Caravelas-SP);  Profa. Ms. Fabrícia Gomes, Profa. Ozeane Pinto e a Professora Mestra Sônia Mariah Carvalho (UESPI– Campus Torquato Neto-Teresina).

Os organizadores do  Projeto acreditam que a a semana é importante  para que a educomunicação  se torne conhecida e faça parte do cotidiano,  não  somente  das escolas,  mas  em  toda  a  comunidade,  uma  vez que esta também faz parte do processo de ensino-aprendizagem. “Tornar o individuo capaz de refletir dentro de um ecossistema educomunicativo é a nossa meta”, ressalta Rauenna.