21 de Dezembro de 2013

Pró-Reitor da PRAD destaca avanços conseguidos em 2013

No ano de 2013 a UESPI, Universidade Estadual do Piauí, pôde comemorar diversos avanços, tanto na questão estrutural como na questão administrativa, com melhorias de unidades, início das obras de construção do Restaurante Universitário no campus Torquato Neto e também do novo campus de Picos, além da contratação de técnicos e professores. As Pró-Reitorias tiveram papel fundamental neste processo e uma delas foi a PRAD, Pró-Reitoria de Administração e Recursos Humanos.

Segundo Benedito Ribeiro da Graça Neto, Pró-reitor da PRAD, o órgão é responsável pela área de recursos humanos e também acompanhamento de contratos administrativos. “O que podemos destacar é o crescimento do número de funcionários, como os técnicos administrativos, e também de professores. E na área administrativa, nós fizemos um trabalho de acompanhamento de um problema crítico, da cidade de Picos, que felizmente foi resolvido. E temos agora a construção de um novo campus, ou seja, a UESPI agora terá um campus modelo que está sendo construído para ser universidade, e nós pretendemos solicitar do governo do estado para que faça o mesmo em outras regiões”, pontua.

Encontro de Diretores e Gestores

Ainda de acordo com o Pró-reitor, um evento importante a ser destacado foi o Encontro de Diretores e Gestores da UESPI, ocorrido no início do ano. O encontro serviu para orientar estes gestores em relação ao gasto de suprimento de fundos e colocar para eles como se dá o funcionamento da instituição.

O evento foi importante para os gestores e também para a UESPI, já que ajudou no que tange à melhor aplicação dos recursos da universidade, e devido a essa importância tem tudo para se repetir e se aprimorar em 2014, até por conta de que em algumas situações tais diretores e coordenadores são substituídos. “E é importante que a cada ano, nós aprimoremos esse encontro, até como uma forma de trocar ideias e experiências entre eles, diante das peculiaridades de cada região”, finalizou.
Sobre a avaliação feita por quem participou, o Pró-reitor também relatou que “foi muito proveitoso, até porque muitos deles cometiam erros principalmente na prestação de contas, e com esse evento passaram a ter ciência da importância de se fazer isso da maneira correta, enquanto gestores de suprimento de fundo, e também para a instituição, pois o suprimento de fundo seguinte só é liberado se o anterior estiver regular”.

Contratações

No campo das contratações, a UESPI admitiu 306 professores efetivos desde 2010, e 217 técnicos. O professor Benedito destaca a importância do empenho da reitoria da UESPI neste processo. “Foi feito um trabalho, principalmente pelo nosso atual vice-reitor, o professor Nouga Carvalho, junto ao governo de estado, sempre solicitando a contratação de professores e técnicos administrativos. E esse trabalho foi de formiguinha, insistente, e que surtiu efeito, até porque do concurso de professor nós já contratamos todos os que foram programados para serem contratados, e já estamos contratando basicamente todos que ficaram classificados. E com os técnicos administrativos da mesma forma. É um trabalho político realizado pela instituição que está surtindo um efeito prático”, finaliza.

O pró-reitor também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que fizeram parte deste caminho trilhado no sentido de produzir melhorias para a universidade: “Gostaria de agradecer ao professor Nouga Batista pela oportunidade de nos ter apresentado ao reitor Carlos Alberto, que nos nomeou no cargo de pró-reitor da PRAD, pela confiança, pelo trabalho. Agradeço também ao reitor por ter nos dado a oportunidade de demonstrar o nosso trabalho frente a esta pró-reitoria, e um agradecimento especial a toda a equipe da PRAD, que é formada por pessoas capacitadas e que muito bem conduzem o dia-a-dia da pró-reitoria de administração. Um feliz natal a todos os uespianos e um feliz ano novo”.