1 de Abril de 2022

Curso de extensão da UAPI chega ao fim com participação de 1700 alunos

Por Vitor Manoel

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) ofereceu nas últimas semanas o curso de extensão: Infor-MEI orientações práticas e jurídicas para microempreendedores. O evento aconteceu de forma online através do Canal do Youtube Oficial da UESPI com carga horária de 30h, e feito para todos os alunos da UAPI, além de toda a comunidade acadêmica recebendo 1700 inscritos no total.

Durante o evento foram abordados temas como aspectos trabalhistas e previdenciários do Microempreendedor, modelo de negócio através do canva para empreendedores, a importância da Lei Geral de Proteção de Dados para a atividade empreendedora, o currículo lattes e o vídeo currículo,além da importância das redes sociais para a divulgação de negócios e a gestão de tempo e suas energias.

Segundo a coordenadora do curso de pedagogia da UAPI-3 e ministrante de 4 dias de aula, Professora Auricelia Melo, o curso contou com uma boa participação dos alunos no chat  tirando dúvidas e fazendo comentários sobre o assunto, a interação foi constante em todos os dias e os alunos elogiaram muito. Ela também comentou sobre a importância de compartilhar esse conhecimento com os alunos.

“Na crise que o país vive, pandemia, muitas pessoas foram demitidas e a saída foi empreender, então todo o curso serviu pra subsidiar a atividade de quem já tinha e orientou quem tem vontade de partir para um negócio. Na aula sobre as redes sociais foi explicado como criar um Instagram profissional, como fazer fotos dos produtos e como ofertar um serviço. Aliado a isso a aula da profa Katia ensinou o plano de negócio e a profa. Samaira falou sobre gestão de tempo, então foi assim um pacote completo”, comenta ela.

Para auxiliar os alunos do curso a acompanharem melhor as aulas, foi criada a apostila “Orientações práticas e jurídicas para microempreendedores“, ela serve como um guia para os alunos que desejam adentrar ou que buscam evoluir nesse segmento do microempreendedorismo.

“Fiz a apostila como texto base para que os alunos pudesse acompanhar as aulas, a linguagem adotada foi simples e direta para que os alunos pudessem realmente entender e tirar proveito. Ela contém orientações práticas e jurídicas guiando o que uma pessoa que quer se registrar como MEI tem que fazer, isto é, respondendo as perguntas mais comuns como: quais impostos paga? Quais as datas? Onde posso me registrar? Então tudo isso foi respondido ao longo das aulas, além de ensinar o plano de negócio, fazer currículo, vídeo currículo e etc”, explica a docente.

O curso seguiu uma programação de 6 dias de aulas, sendo 4 delas foram ministradas pela professora Auricelia Melo, com a professora Kátia Brasil e Samaria Souza ministrando 1 aula cada.