29 de Março de 2022

Biblioteconomia UESPI: XXV EREBD

Por Anny Santos

A 25° edição do Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação Norte e Nordeste (EREBD) teve a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) como sede. O encontro, cujo o tema dessa edição era “O Protagonismo do Profissional da Informação Tempos de Luta e Resistência”, aconteceu entre os dias 21 e 25 de março.

Organizado em cinco grupos temáticos, a programação do encontro contou com palestras, mesas redondas, oficinas, workshops, minicursos e apresentações de trabalhos, com contribuições de trabalhos científicos de diversas instituições do país. Com caráter interdisciplinar, o evento foi direcionado a todos os públicos e ocorreu de forma gratuita e online.

Segundo Mateus Oliveira, estudante de Biblioteconomia da UESPI e responsável pela comissão organizadora, o XXV EREBD ultrapassou todas as expectativas da comissão que estava à frente do evento. “Toda programação se interligou durante esses dias, trazendo reflexões políticas e de cunho acadêmico atual da área. Colocando de fato o profissional da informação no meio do debate e sua importância. Com certeza o XXV EREBD, realizado no Piauí, foi um marco e sempre será lembrado”, ressalta o estudante.

Com a participação de estudantes de diversas instituições do país, o evento, realizado anualmente, dissemina conhecimentos entre alunos e profissionais de biblioteconomia, promovendo diálogos sobre inovações, práticas e pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área.

Rayanne Souza, aluna de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), relata sua experiência com o encontro. “O EREBD foi uma experiência muito bacana, pois consegui comunicar os avanços da minha pesquisa, orientada pela prof. Dra. Danielly Inomata. O foco da minha apresentação foi expor o papel dos influenciadores digitais acadêmicos, em relação a COVID-19 no Twitter. Apesar de ter sido de forma remota, pude acompanhar a programação e as apresentações. Os temas foram muito interessantes e eventos como EREBD são importantes para a formação dos graduandos, em especial os que estão realizando pesquisas, pois é possível expor o que estamos realizando dentro da nossa área”, destaca.

Para Jucyara Rodrigues, egressa do curso de Biblioteconomia na UESPI e atualmente Bibliotecária Universitária, o EREBD  realizado no Piauí foi uma grande oportunidade de apresentar trabalhos com temas relevantes para a profissão. “Como profissional sempre procuro estar participando de eventos na minha área de formação. O evento foi muito bem organizado, e muito bem divulgado. As palestras e os minicursos também foram muito bem escolhidos. Fiquei muito feliz, enquanto profissional, por ter dois trabalhos apresentados e premiados”, finaliza.

Confira o evento no Youtube.