24 de Março de 2022

Campus Parnaíba: alunos lançam E-book “A (des) articulação das práticas de linguagem no livro didático de Língua Portuguesa”

Por Anny Santos

Como resultado de uma proposta do componente curricular Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, sob a orientação do prof. Dr. Jailson Almeida, a fim de que os discentes desenvolvessem um olhar mais acurado sobre o livro didático de Língua Portuguesa, os alunos do 6º bloco de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Parnaíba, desenvolveram o E-book “A (des) articulação das práticas de linguagem no livro didático de Língua Portuguesa”.

A inciativa surgiu da necessidade de que os estudantes, em processo formativo, pudessem conhecer como são escolhidos e organizados os livros didáticos de Língua Portuguesa adotados nas escolas públicas e privadas. A partir da proposta de produção de artigos científicos como método avaliativo do componente curricular, os alunos exerceram o senso crítico construído ao longo da vida acadêmica. As análises feitas e expostas nos artigos são visualizações a partir de diferentes pontos de vista, podendo abrir espaço para novas ideias.

De acordo com o prof. Dr. Jailson Almeida, o foco incidiu sobre a análise dos diferentes livros didáticos de Língua Portuguesa, amplamente adotados no Estado do Piauí e no Brasil também, com a intencionalidade de perceber se esse material didático contempla ou não, de forma articulada, as práticas de linguagem preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2018) quanto à oralidade/leitura, escuta, produção de texto e análise linguística/semiótica.

Para a aluna Ana Beatriz Sobrinho, o E-book aumenta a visibilidade de estudos na área das Letras, bem como aumenta a divulgação de diferentes conhecimentos e pensamentos. “Julgo que pensar que teria um artigo publicado foi um incentivo para pesquisar, teorizar e defender o tema que estávamos abordando. Com a proposta, fui visualizado a grande influência que o livro didático tem para o professor. Tudo isso passa a ser único, pois estar em um curso de licenciatura e poder analisar um material que é um ‘amigo’ na hora da regência é fundamental”, ressalta.

O benefício parte desde a formação dos discentes, na condição de futuros profissionais mais competentes e habilidosos, à comunidade acadêmica que recebe o conteúdo publicado. A universidade promove a função de alinhar a tríade ensino, pesquisa e extensão, mesmo na modalidade de ensino remoto.

O aluno Guilherme Aynerson Brito relata sua experiência com a atividade. “Eu nunca havia publicado um livro por editora. O prof. Dr. Jailson pagou toda a produção em forma de presente a turma, esse é um ponto válido a ser ressaltado. Além do exposto, beneficia-nos como pesquisadores iniciantes, uma vez que agora temos um artigo em um livro com ISBN. É possível notar, também, que nossas produções podem incitar e embasar uma reforma do trato nas práticas de linguagem nos livros didáticos de língua portuguesa”, destaca o aluno.

“Temos a certeza de que a publicação deste E-book reforça a tese segundo a qual o ensino deve articular-se com a pesquisa para fomentar o potencial científico, a necessidade de uma postura investigativa, ancorada nas mais diferentes correntes teóricas sobre a língua/linguagem e da prática pedagógica. O livro vem preencher algumas lacunas no ambiente acadêmico, principalmente no Piauí, mesmo que várias pesquisas sobre a temática já tenham sido realizadas”, finaliza o prof. Dr. Jailson Almeida.

O E-book estará disponível, gratuitamente, a partir do dia 31 de março, através do link: https://editoradialogos.com/ebooks/a-desarticulacao-das-praticas-de-linguagem-no-livro-didatico-de-lingua-portuguesa/