23 de Março de 2022

PPGL: Seminário de Integração e Autoavaliação iniciou nessa manhã (23)

Por Vitor Manoel

A abertura do Seminário de Integração e Autoavaliação, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (PPGL/UESPI) foi realizada nesta quarta-feira (23). Durante o evento houve a divulgação conhecimento científico, recepção de alunos e integração de discentes e docentes.

O encontro foi voltado a todos que fazem parte da área de letras, além de receber a 12º turma de mestrandos. A transmissão aconteceu ao vivo no canal Uespioficial no YouTube:

A cerimônia contou com a presença da coordenadora do PPGL, Profa. Dra. Bárbara Melo.  Ela comenta que o principal propósito do Seminário é lançar um olhar avaliativo dOS membros da Universidade, além de apresentar projetos relacionados a área como a questão do plágio em programas de pós-graduação, além de outras perspectivas.

“ O Programa de Pós-graduação em Letras da UESPI apresenta a cada início de ano letivo um seminário de integração que a gente pretende mostrar um pouco do nosso programa e integrar docentes e discentes. Nesse ano de 2022 além da integração, nós estamos realizando o nosso 1° Seminário de Autoavaliação, cujo propósito é lançarmos um olhahttps://www.youtube.com/watch?v=t6BBvgeBM1Mr sobre as práticas desenvolvidas no PPGL, mas um olhar avaliativo nosso, dos membros dessa comunidade acadêmica contando com professores e alunos”, explica.

O reitor da UESPI, Prof. Doutor Evandro Alberto, agradeceu aos professores pelo trabalho de incentivo à pesquisa realizado, além de ressaltar a importância do PPGL no desenvolvimento de questões voltadas a área.“ Toda a equipe do PPGL está contribuindo e levando o nome da Universidade e o nome do programa, vimos professores liderando o rankeamento, e mais do que isso, estão plantando sementes em várias partes do país, porque está levando daqui todo o conhecimento socializado, levam uma nova relação que foi criada e ela se entrelaça por cada canto desse país”, comenta.

Abrindo os trabalhos voltados a divulgação de conhecimento científico, a primeira palestrante convidada, profa. Dra. Silvana Maria Pantoja fez uma apresentação do tema “ O Plágio na Pós-graduação” trazendo a visão Anglo-americana e brasileira do assunto, ela afirma que o plágio está diretamente ligado ao domínio da escrita e foi potencializado com a presença da Internet no nosso meio.

“ Considero importante destacar a definição do termo, a dimensão cultural do plágio na visão anglo-americana e brasileira, principalmente destacando o conflito existente em publicações internacionais, além de destacar o tratamento dado ao plágio pela academia brasileira. É muito importante também destacar as formas de prevenção focando no aspecto da linguagem e do letramento, pois vejo a questão do plágio estando intimamente ligada ao ensino da escrita”.

Após a professora, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra com a professora Luciana Saraiva, sobre Orientações para submissão de projetos do Comitê de Ética em Pesquisa.

O evento acontece através do canal no Youtube da UESPI e continua hoje pela tarde e amanhã (24), confira a programação completa: