16 de Março de 2022

Estudantes de Medicina desenvolvem vídeos de conscientização sobre endometriose e dois tipos de câncer

Os estudantes do curso de Medicina que desempenham atividades no Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade  (Nuti) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estão produzindo vídeos referente a campanha do mês de março com o intuito de informar e conscientizar  os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) sobre as doenças Endometriose, Câncer do colo uterino e  Câncer colorretal.

Março, além de ser o mês conhecido pelo Dia internacional das Mulheres, também é voltado para as campanhas na área da saúde que tem como objetivo instruir a população sobre as devidas doenças. A campanha do mês de março apresenta cores distintas para cada tipo de doença: amarelo é voltada para Endometriose; a cor lilás é para a conscientização do câncer do Colo Uterino e o Azul-Marinho apontado para Câncer de Colorretal.

Dois cânceres que tem altíssimos índices na população brasileira, Rafael Magalhães, estudante do 12 º bloco de Medicina, ressalta que as campanhas são de alerta e prevenção.  “O câncer de colorretal tem bastante incidência na população masculina, então, a campanha surgiu devido a alta ocorrência desses casos na população brasileira como uma forma de alertar e conscientizar sobre esses problemas”.

A ação dos estagiários por meio de vídeos é informar sobre as patologias, incentivar a prevenção e a consulta a um médico especializado. Os vídeos são realizados para aproveitar as campanhas de nível nacional e o seu conteúdo é voltado para toda a sociedade.