14 de Janeiro de 2022

Nomeação da nova reitoria aconteceu nessa sexta-feira (14)

Por Priscila Fernandes

Hoje a UESPI inicia uma nova história! Nomeação do reitor, Evandro Alberto e do vice-reitor Jesus Abreu, aconteceu nessa sexta-feira (14), no campus Barros Araújo localizado em Picos.

Com transmissão pelos canais do Youtube da UespiOficial e Governo do Estado, a cerimônia aconteceu de forma híbrida.

Cerimônia aconteceu no campus de Picos, important cidade  para a história do novo reitor

A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, os ex-reitores da UESPI, Nouga Cardoso (2014-2020), Maria Oneide Fialho (2003-2004) e diversas autoridades do Estado do Piauí.  Além de reitores, vice-reitores, representantes docentes e discentes e representantes de lideranças políticas.

Esta é a primeira vez que acontece uma nomeação da reitoria no campus de Picos. Foi no local que a história do reitor Evandro Alberto começou! Ele foi professor substituto da Universidade Estadual do Piauí, no campus de Picos, entre 2002 e 2007, onde foi coordenador do curso de Comunicação Social.

Em 2014 tornou-se professor efetivo e foi eleito Diretor do Campus Professor Barros de Araújo. No ano de 2018 é que iniciou sua relação com a reitoria, onde foi eleito Vice-Reitor, no segundo mandato exercido por Nouga Cardoso Batista(2018-2020) e assumiu a Reitoria da UESPI em 2020. Atualmente, o professor prepara-se para assumir mais um desafio: o quadriênio 2022-20226.

Reitor faz emocionante discurso de agradecimento para todos ali presentes e para toda a comunidade acadêmica da UESPI

“Agradeço a todos os representantes de vários locais e setores da nossa UESPI pela presença, é muito gratificante ter tantos colegas nesse momento tão importante. O ano de 2021 foi difícil, mas conseguimos superar e trazer conquistas para nossa comunidade acadêmica, como programas de assistência estudantil, investimentos nos campi, melhorias estruturais, entre outros. A expectativa é que nessa nova gestão nós avancemos mais ainda”, enfatiza o reitor Evandro Alberto em seu discurso.

Ele acrescenta, ainda, sobre a satisfação em receber a nomeação. “Todos foram essenciais para vencermos essa luta, servidores, terceirizados, professores, pró-reitores, deputados, parlamentares. Gratidão à minha família que me ensinaram e são tudo que eu sou! A educação muda e transforma a vida de muitas pessoas! Transformou a minha, e lutaremos para que a educação pública seja cada vez melhor no nosso estado”.

O vice-reitor eleito, Jesus Abreu, atuou na coordenação do curso de Medicina da Uespi em 2014 e na direção do Centro de Ciências da Saúde no período de janeiro de 2015 a novembro de 2021. O professor tem grande relevância na área da Saúde da nossa UESPI, ele foi o responsável pela fundação das residências de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular do HGV, onde é supervisor do programa de Cirurgia Vascular.

Vice-reitor da UESPI destaca sobre as expectativas para a nova gestão

O docente ressalta que a expectativa para esse novo mandato é a melhor possível. “Nós temos um corpo docente e discente maravilhoso e muito capacitado! Além de técnicos e colaboradores que fazem tudo para que a instituição cresça. É a renovação das forças, esperança e construção de uma UESPI cada vez melhor”, pontua o professor com muita alegria.

O governador do estado do Piauí, Welington Dias, conta que está muito feliz em estar no campus de Picos e realizar essa cerimônia de nomeação. Ele parabeniza os novos gestores da instituição e deseja sucesso! “Quero deixar aqui nesse momento todo o meu apoio para a nossa UESPI, uma instituição muito importante para o crescimento do estado do Piauí. Parabéns aos professores Evandro e Jesus, que nesse ano as coisas melhores, que possamos superar essa pandemia e novos tempos venham!”.

O governador do Estado parabenizou aos eleitos e desejou uma próspera gestão

Estiveram presentes na ocasião, representantes da comunidade acadêmica da nossa universidade para prestigiar o importante momento. A diretora do campus de Picos, Mariluska Macedo, anima-se em receber a nomeação no campus. “É muito importante para o campus e para a macrorregião de Picos receber o Governador, o reitor e o vice-reitor. Em especial, o professor Evandro, tendo em vista que ele já tem uma relação de muito afeto com o local! A expectativa para o novo mandado é a melhor possível!”, fala diretora.

Conselhe Superior Universitário da UESPI

Conselho Superior Universitário da UESPI

O estudante do curso de Jornalismo e ex-diretor da Secretaria do Diretório Central dos Estudantes da UESPI (DCE), João Pedro Nunes, foi aluno do professor Evandro e conta o que espera da nova gestão. “É um momento de muita alegria! Esperamos que seja uma gestão participativa, para com os alunos. Desejamos que as demandas da comunidade acadêmica sejam respeitas e atendidas, e que o professor Evandro, com o apoio do professor Jesus, continue como sempre foi, um professor que sempre esteve junto com os estudantes. Que seja uma gestão forte e inclusiva!”, destaca o discente.

Você pode assistir a cerimônia completa: