14 de Janeiro de 2022

Confira o que é preciso para tirar sua Carteira Estudantil no DCE da UESPI

Por Arnaldo Alves

Os alunos matriculados na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) podem solicitar a sua Carteira Estudantil no Diretório Central dos e das Estudantes (DCE). A carteira é padronizada de acordo com o decreto nº 8537/2015 regulamentando a lei nº12.852 de 5 de Agosto de 2013, e a lei nº 12.933 de Dezembro de 2013(Lei Federal).

A solicitação é feita online e a carteira é confecionada em até duas semanas.

Veja o passo a passo para a emissão:

1- Acesse o site do dceuespi;

2- Clique no link Carteirinha Estudantil;

3- Preencha os seus dados e gere o boleto. O boleto pode ser pago em qualquer lotérica ou de forma online. Gere também o comprovante de pagamento;

4- Após fazer a solicitação da carteira no site e gerar o boleto, envie ao contato do DCE UESPI no Whatsapp (86) 9 9867-9188 o seu nome completo e comprovante de pagamento, para confirmar a solicitação;

5- Você será avisado assim que a sua carteirinha estiver pronta, então basta se dirigir até a sala do DCE UESPI, nos respectivos horários de funcionamento, portando a sua declaração de matrícula impressa.

Os alunos dos campi do interior podem solicitar a carteira Estudantil e o DCE enviará pelos correios, com acréscimo da taxa de entrega (R$ 13,25). O endereço para envio deve ser informado no WhatsApp (86) 9 9867-9188.

Localização e horário de funcionamento

O DCE UESPI fica localizado no Centro de Ciências da Saúde da UESPI (CCS), na rua Olavo Bilac, 2335, Centro Sul – Teresina. Na terça-feira e quarta-feira, o espaço funciona de 9h às 12h. Na quinta-feira, o local é aberto durante o período da tarde, de 15h às 18h.

De acordo com a discente responsável pela emissão das carteirinhas, Yasmim Assis, o tempo médio de espera para carteirinha ficar pronta é de até duas semanas. A solicitação é feita totalmente online e os estudantes são avisados pelo WhatsApp assim que suas carteiras estejam prontas para receber.

“A carteira que estamos emitindo ainda é a de 2021, pois ela tem validade até o mês de março desse ano, ou seja, a de 2022 vai estar disponível em março. As carteirinhas estudantis são muito importantes pois garantem que os estudantes tenha acesso aos direitos conquistados pelo movimento estudantil a partir de muita luta, como a meia entrada em eventos culturais e educacionais. Além de garantir também que os estudantes tenham acesso ao passe estudantil para pagar meia passagem nos ônibus municipais, entre outros direitos”, explica a discente.

Para mais informações entre em contato com o DCE através do número (86) 9 9867-9188 ou Instagram (dceuespi).