Notícias

17 de Dezembro de 2021

Curso de Enfermagem: egressos têm segundo artigo mais acessado em revista nacional

Por Priscila Fernandes 

Egressos do curso de Enfermagem, campus Poeta Torquarto Neto da UESPI, têm o segundo artigo mais acessado na Revista ESTIMA da Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). O estudo teve como objetivo pesquisar sobre uma Ferramenta TIME para avaliação de feridas: concordância interobservador.

Os autores da pesquisa são: Nazareno Júnior, Nayra Ferreira Lima, Marianne Carvalho, Kerson Júnior e Luís Felipe Oliveira. O trabalho foi orientado pelas professoras Sandra Marina e Elyrose Sousa.

Pesquisa 

O cuidado de enfermagem ao cliente com ferida integra o cotidiano da equipe em todos os níveis de atenção à saúde, na rede pública ou privada, exigindo do profissional enfermeiro conhecimento científico e habilidade diante dos mais diversos aspectos relacionados a prevenção, avaliação e tratamento de uma lesão. Observa-se que esse profissional vem buscando ampliar seus conhecimentos na área do tratamento de feridas.

Uma das ferramentas que a enfermagem vem adotando é a TIME, um instrumento de avaliação pode ser considerado simples e de fácil aplicação, contudo o processo para avaliar uma lesão pode ocasionar interpretações divergentes.

O artigo é oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso Nazareno Júnior. De acordo com ele, a importância deste estudo justifica-se pela necessidade de se avaliar e discutir o processo de avaliação deferidas, sobretudo acerca da efetividade e da qualidade dessa prática.

“O estudo é inovador e mostra para a comunidade científica uma ferramenta que já é utilizada de forma empírica na prática clínica, apresentando-a como uma ferramenta útil, eficaz e ideal. Acreditamos que a pesquisa servirá como base para o aperfeiçoamento de uma ferramenta prática que os profissionais da Enfermagem já utiliza”, explica.

Ele acrescenta sobre como é ter seu trabalho juntamente ao dos colegas reconhecido em larga em escala, se tornando referência na até de enfermagem. “A revista Estima é uma referência na área da Enfermagem e Estomaterapia. Ter um trabalho publicado nela e ainda ser o segundo mais acessado de todo o país! Isso leva a UESPI e seus acadêmicos para o âmbito nacional, mostrando o que temos produzido que gera um impacto real na sociedade”, ressalta.

A professora Elyrose Sousa, uma das orientadoras do artigo, destaca sobre a importância de sempre estimular dentro da academia o caminho da investigação e da pesquisa científica. “O artigo, que foi executado por egressos da UESPI e nasceu do TCC do ex-discente Nazareno Júnior, surgiu de um questionamento. O Nazareno questionou sobre as práticas e a concordância dos enfermeiros quanto à ferramenta TIME. A partir daí, surgiram objetivos e uma curiosidade que se tornou científica e agora reconhecida! Isso é de extrema importância para nossos discentes e docentes”, pontua.

Confira o artigo completo.

 

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.