7 de Dezembro de 2021

Professor da UESPI é o vencedor do Prêmio Educação Empreendedora do Sebrae

Por Priscila Fernandes

O professor do curso de Ciências da Computação, campus de Parnaíba, Rodrigo Baluz, foi o grande vencedor do Prêmio Educação Empreendedora, na categoria Ensino Superior, durante Etapa Regional promovida pelo SEBRAE Piauí. Em sua segunda edição, o evento teve o objetivo de reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos voltados para o empreendedorismo. A premiação aconteceu na última sexta-feira (3).

Fundador e líder da comunidade Carnaúba Valley, o professor apresentou um projeto que destaca a implantação da Comunidade de Startups, Tecnologia e Empreendedorismo da região norte do Piauí e sua inserção junto as instituições de ensino superior em Parnaíba, na promoção de novas possibilidades no campo da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo digital, com a responsabilidade e a consciência de usar o conhecimento e a criatividade para resolver problemas, suprir necessidades, prover praticidade e bem-estar às pessoas.

Professor destaca a importância do prêmio para a valorização do empreendedorismo

O professor Rodrigo Baluz destaca que a premiação valoriza a educação empreendedora. “A educação voltada para empreendimentos prepara os alunos para o mercado de trabalho e oferece benefícios imediatos a eles. É por meio dela que os estudantes serão estimulados a ter ideias cada vez mais criativas, visão para a inovação, além de comprometimento, autoconfiança e persistência. Costumo dizer que o mercado contrata profissionais pelas suas habilidades técnicas, mas as demite pela falta de habilidades comportamentais”, enfatiza o professor.

Ele acrescenta que o Carnaúba Valley é uma conquista para todos da UESPI e comunidade em geral, principalmente na cidade de Parnaíba. “O projeto Carnaúba Valley tem oferecido aos estudantes a cultura empreendedora, oportunizando que possam transformar suas ideias em startups, propiciando a experiência de empreender no mercado nacional”, afirma.

Professor Rodrigo Baluz e a vice-reitora da nossa UESPI, Rosineide Candeia

Os vencedores estaduais do troféu ouro disputarão a etapa nacional, que será composta por votação popular e pela análise da comissão julgadora. Segundo o regulamento, os participantes serão avaliados a partir de dimensões relacionadas ao desenvolvimento do projeto, à atuação do educador ou equipe e ao impacto do projeto para estudantes, escola e comunidade. A Cerimônia de Premiação Nacional, em Brasília, deverá acontecer no mês de fevereiro de 2022.

Carnaúba Valley

A Comunidade de Startups, Tecnologia e Empreendedorismo da cidade de Parnaíba-PI (Carnaúba Valley) desde 2012 visa estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas sociais, econômicas e ambientais. O mais importante da atuação da comunidade Carnaúba Valley é fomentar o desenvolvimento de negócios, transformando pessoas e promovendo o avanço econômico, social e cultural da região norte do Piauí por meio de tecnologia, inovação e criatividade.