7 de Dezembro de 2021

Abertura do VIII Congresso Regional de História da UESPI debate o tema Independências em Perspectiva

Por Arnaldo Alves

Teve início, nesta segunda-feira (06), o VIII Congresso Regional de História da Universidade Estadual do Piauí, campus Possidônio Queiroz, no canal do YouTube da UESPI de Oeiras.

A conferência de abertura teve como tema Independências em Perspectiva, com o professor Johnny Santana de Araújo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Primeira palestra do evento

De acordo com a organizadora do evento e professora da UESPI, Débora Strieder Kreuz, a abertura do evento contou com a participação de docentes e discentes de diversas instituições. “A abertura do congresso trouxe o debate sobre a análise do processo de independência deslocada do eixo Rio-São Paulo, tendo em vista que a historiografia, durante muito tempo, destacava apenas esses locais. A ideia, com a realização do evento, é que essas discussões continuem, como por exemplo analisando a participação de indígenas e escravizados”, explicou.

A programação do evento continua até sexta-feira (10), com a realização de minicursos, simpósios temáticos, mesa-redonda e palestra de encerramento.

Para conferir a programação completa acesse o site do evento. Em caso de alguma dúvida entre em contato com a organização do evento através do e-mail (congressohistoria@ors.uespi.br).