7 de Dezembro de 2021

Homenagem e apresentações culturais marcam edição do IV FESTHE

Por Priscila Fernandes

Com apresentações culturais, espetáculo teatral e homenagem, o IV Festival Estudantil de Teatro de Teresina (FESTHE) iniciou nessa manhã (7). O evento está acontece de forma híbrida, no Teatro 4 de Setembro e pelo canal no Youtube da UESPI Oficial. O cronograma de atividades segue até nesta quarta-feira (8).

O encontro foi realizado respeitando todas as exigências sanitárias

A abertura do Festival contou com a presença de estudantes de escolas municipais de Teresina, administração superior da UESPI e representantes da Secretaria de Educação do Município. O evento é organizado pelo diretor de Teatro Moisés Chaves.

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), Eliene Pierote, destacou que o FESTHE mostra que a arte e a cultura possuem poder transformador. “No Festival, nós temos noção que o teatro tem grande importância na vida de muitas crianças, sobretudo em momentos tão desafiadores. A UESPI confirma essa parceria apoiando o grupo de teatro no que estiver ao nosso alcance”, ressaltou.

Pró-reitora de Extensão da UESPI reforçou a importância da parceria com o FESTHE

De acordo com o professor e organizador do evento, Moisés Chaves, a homenagem dessa edição foi destinada para a professora Maria Eliane Santos pela sua relevância na Educação Municipal. “Ela foi uma grande educadora, por isso hoje nossa homenagem é destinada para ela, que infelizmente se aposentou no ano passado. Ela para nós é um exemplo”, afirmou

Diretor de teatro e organizador do evento, Moisés Chaves

A homenageada Maria Eliane Santos destacou estar muito feliz pela homenagem. “Hoje estamos na quarta edição do Festival. Já estivemos no teatro do boi, em escolas municipais, entre outras, tudo isso não seria possível se não fosse o empenho, a garra e o amor pela arte, em especial, o professor Moisés. Que sempre lutou e defendeu a bandeira da arte e cultura na nossa capital”.

O IV FESTHE conta com apoio da SEMEC, UESPI, Governo de Estado, Fundação Municipal de Cultura e empresas privadas

Apresentações das escolas

No primeiro momento de apresentação, os participantes acompanharam as apresentações de 6 escolas municipais. A Aluna da Escola Murilo Braga, Maria Júlia,  participou da peça Os enrolados. Ela interpretou a Rapunzel. Foi a primeira vez que subiu ao palco e disse estar emocionada e nervosa. “O preparo da peça foi bom. Foi um pouco trabalhoso, mas eu gostei”, disse sobre ensaios e demostrou-se satisfeita com o resultado.

Apresentação de Maria Júlia como Rapunzel

Isabela Saraiva, também da escola Murilo Braga, integrou a peça A casa, os três porquinhos e o lobo.  Revelou que não foi sua primeira vez no palco do teatro. Bastante empolgada, interpretou uma casa que falava. ” Eu sou o papel principal e é muito bom participar desses momentos”, afirmou sobre o IV FESTHE.

Isabela ao centro com os personagens da peça A casa, o lobo e os três porquinhos

Isabela ao centro, com os personagens da peça A casa, os três porquinhos e o lobo

Confira a transmissão completa:

Programação

Pela tarde, às 18:30, terão o espetáculo: O grão, apresentado pelos alunos do teatro da Casa da Cultura de Teresina. Amanhã (08), no teatro 4 de Setembro, às 19 horas,  a IV edição do Festival conta com a apresentação do  espetáculo “Um homem é um homem”, do grupo de Teatro Kahuahan da UESPI. Nesse espetáculo será questionado até onde é capaz de ir um homem para e quanto vale a sua identidade.

A peça escrita por Bertolt Brecht conta a saga do estivador Galy Gay, morador de Dag-Bah, país distante da Eurásia, que tem sua identidade e seus valores postos à prova quando encontra-se envolvido numa grande negociata. O que Galy Gay mal sabe é que os personagens Uria, Jesse e Polly têm outros planos.

Confira a programação completa: