Notícias

21 de Outubro de 2021

PIBID: Alunos medalhistas do Liceu Piauiense são recebidos na reitoria da UESPI

Por Arnaldo Alves

A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu, nesta quinta-feira (21), os alunos do CETI Liceu Piauiense e estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UESPI), que atuaram na conquista das medalhas da Olimpíada Brasileira de Geografia de 2021.

O encontro teve por objetivo celebrar os resultados obtidos na Olimpíada. Em setembro deste ano, os alunos do Liceu Piauiense conseguiram alcançar as medalhas de bronze, prata e ouro  na competição com a ajuda dos pibidianos da UESPI.

Hoje, estiveram comemorando essa vitória ao lado do reitor da UESPI, das coordenadoras de curso e geral do PIBID, além da supervisora da escola e representantes da instituição.

O encontro aconteceu na reitoria do Palácio do Pirajá

O encontro aconteceu na reitoria do Palácio do Pirajá

O reitor da UESPI, Evandro Alberto, parabenizou os envolvidos pela conquista e destacou o empenho em fazer do PIBID um programa cada vez melhor. “Para nós é motivo de muita honra saber que estamos auxiliando na educação de jovens estudantes do Ensino Médio, alunos que no futuro estarão na Uespi ou em outras universidades do Piauí e do Brasil. Esses jovens já são espelhos para colegas e pessoas próximas, superaram os desafios impostos pela pandemia e outras adversidades e agora representam tão bem o nosso Piauí”, ressalta o reitor.

Competição

Dentre as equipes do Liceu Piauiense que estavam concorrendo a Olimpíada, conquistaram a premiação: equipe Exploradores (ouro), equipe Geodesbravantes (prata) e equipe Supremos (bronze). Os jovens participantes da Olimpíada são alunos do 1º e 2º ano do ensino médio.

Yasmin Antonela faz parte da equipe Exploradores. Para ela, a palavra que representa a conquista da medalha de ouro é superação. “Essa vitória mostra que apesar de todas as adversidades a gente pode conseguir o que a gente quer, com muito esforço e superação. Também não posso esquecer de agradecer os professores do PIBID, que sempre nos acompanharam, deram aula até no nosso período de férias, prepararam materiais sobre os assuntos que caíram na Olimpíada e várias outras atividades. Sem essa ajuda do PIBID da UESPI a gente não teria conseguido”, destaca a estudante.

Representantes das equipes medalhista na Olimpíada

Representantes das equipes medalhista na Olimpíada

Sob a coordenação da professora Clemilda Bandeira, os acadêmicos João Vyctor de Sena, Karoline Silva, Valdenilson Carvalho, Luís Felipe de Freitas e Ana Clara, atuam desde junho com ações de orientação para os alunos do Liceu.

Para a estudante do 5° período do curso de Geografia, Karoline Silva, fazer parte da equipe de pibidianos do Liceu Piauiense é uma experiência gratificante e enriquecedora. “Acompanhar os estudantes do Liceu na Olimpíada é algo de extrema importância para nossa formação e experiência enquanto futuros professores. De início, a gente achou que seria um desafio bem grande, mas a professora Francisca Lima sempre fez questão de ressaltar que a gente iria conseguir. E agora estamos colhendo os frutos desse esforço conjunto com as medalhas de bronze, prata e ouro”, destaca.

Pibidianos do curso de Geografia da UESPI

Pibidianos do curso de Geografia da UESPI

Envolvimento do PIBID

A supervisora do PIBID do Liceu Piauiense, Clemilda Bandeira, apontou que essa é a primeira vez que a escola será a representante do Piauí na próxima fase da Olimpíada de Geografia. “Eu sou estudante de escola pública, desde o início da minha vida até o ensino superior na Uespi. Atualmente, trabalho na escola pública e saber que meus meninos e minhas meninas estão alcançando grandes resultados me deixa emocionada e com a certeza que estamos no caminho certo em defesa de uma educação com qualidade no Piauí”, salienta.

A coordenadora geral do PIBID/UESPI, Márcia Edlene, disse que 11 cursos de Licenciatura da UESPI fazem parte do Programa neste momento. “Além desse trabalho do curso de Geografia, nós temos 10 grandes projetos nessa dimensão, que envolvem várias vertentes. Por exemplo: teatro na escola, produção de podcast, o café literário, contação de histórias na escola, roda de conversa, vídeos didáticos, entre outros projetos que ultrapassaram nossa expectativa. É muito bom saber que estamos no caminho certo e ver o resultado do esforço e trabalho de muitos colaboradores da UESPI e das escolas”, explica.

Em busca de avançar para fase internacional, os estudantes de ouro do Liceu Piauiense representam o Piauí na 4° fase da Olimpíada de Geografia, prevista para acontecer em dezembro.

Durante os próximos dias você também vai conferir matérias especiais em alusão ao 10 anos de PIBID na UESPI. Não perca!

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.