14 de Outubro de 2021

Inscrições abertas para o I Simpósio do PIBID/UESPI

Por Leonardo Dias

Acontece de 03 a 05 de novembro de 2021 o I Simpósio do PIBID/UESPI 10 anos de Formação Inicial da Universidade Estadual do Piauí  (UESPI) em Teresina, totalmente gratuito e online respeitando as medidas de segurança sanitária. Nesta edição, será comemorado os 10 anos de Formação Inicial.

O Evento visa difundir as pesquisas sobre formação do professor e terá como participantes pesquisadores de todo o Piauí e Brasil. A primeira edição é organizada dentro das diretrizes nacionais dos Princípios e Características da Iniciação à Docência. O formato do evento prevê atividades como: conferências, mesas-redondas, GTs, oficinas, minicursos, mostras de vídeos, podcasts e lançamento de livros.

O Simpósio tem como organizadores o grupo de Extensão e Pesquisa ligada à Pró-reitora de Ensino e Graduação da UESPI, como Coordenadora Geral a professora Márcia Edlene Mauriz Lima e como Vice-Coordenadora a professora Shirley Marly Alves, no conselho cientifico a coordenadora Rosângela Pereira da Silva.

I Simpósio do PIBID

O objetivo do evento é para fortalecer os 10 anos do programa PIBIC na Universidade Estadual, dando ênfase na contribuição do próprio para aprimorar formação dos alunos das licenciaturas da UESPI/UFPI/IFPI/UFDPA para o exercício da docência, por meio de novas propostas educacionais, que visem prestar serviço de qualidade às escolas públicas de Educação Básica do estado do Piauí.

Será trabalhando temas na perspectiva de discussão sobre o estudo do contexto educacional, desenvolvimento de ações nos diferentes espaços escolares, discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais, e ainda, o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos.

Será discutido, nessa primeira edição, a abordagens teóricas do conhecimento científico, para ajudar a entender o processo do aluno em formação, dentro dessas abordagens tem a Língua Portuguesa, Pedagogia-Alfabetização, Biologia, Física, Química, Matemática, Língua Inglesa, Língua Espanhola, História, Geografia, Educação Física e Sociologia.

• 03 de novembro

14: 00 às 16:00 – GTs

16:00 às 17:00 – Apresentação de Vídeos e Podcasts

Mediadores: Laércio de Lima Araújo – UESPI; Cristiana Costa da Rocha – UESPI

17:00 às 18:30 – CONFERÊNCIA: ENSINO HÍBRIDO – DESAFIOS DE PERSONALIZAÇÃO E USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

José Moran – USP

Mediador: Dario Brito Calçada – UESPI

• 05 de novembro

8:30 às 10:30 – Oficinas e Minicursos

10:30 às 12h – COLÓQUIOS: “ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE – SABERES E PRÁTICAS NO MESTRADO PROFISSIONAL E NO PIBID”

1 – PROFBIO/PIBID

2 – PROFHISTÓRIA/PIBID

3 – PROFLETRAS/PIBID

4 – PROFMAT/PIBID

12:00 às 13:30 – Almoço

14: 00 às 16:00 – GTs

16:00 às 17:00 – Apresentação de Vídeos e Podcasts

Mediadores: Laércio de Lima Araújo – UESPI e Cristiana Costa da Rocha – UESPI

17:00 às 18:30 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: FORMAÇÃO INICIAL NAS LICENCIATURAS – ESTÁGIOS NO PIBID E NA RP

Marineide de Oliveira Gomes – UCS

Mediadora: Thaizi Helena Barbosa Silva Luz – RP/UESPI

Participação

O público-alvo do I Simpósio é Pibidianos, ex-pibidianos, residentes, supervisores, ex-supervisores, preceptores, coordenadores de áreas e coordenadores orientadores, Professores e alunos de cursos de graduação, Professores e alunos de programas de pós-graduação, Professores da rede pública de ensino.

Para participar do evento basta preencher o formulário de inscrição no site do evento.