13 de Outubro de 2021

Corpo de dança de Picos: Grupo busca valorizar a cultura piauiense através da dança

Por Leonardo Dias

O corpo de Dança da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo na Cidade de Picos, vem se destacando com atividades culturais e apresentações que buscam valorizar a cultura piauiense. Através do Instagram, eles divulgam vídeos de danças e coreografias que exaltem as manifestações populares do Piauí e Nordeste.

Foto arquivo do corpo de dança – Bailarinos

O monitor e bailarino do grupo de dança, Rony de Sousa Nascimento, destaca que esse trabalho tem sido feito para fazer o resgate da cultura através da dança.

“Além das danças culturais, a gente procura contar através das coreografias os diferentes tipos de manifestações artísticas como: lendas, históricos de muitas cidades que compõe o estado do Piauí tais como: Oeiras, Teresina e Picos, com isso sempre buscamos inovações e meios para repassar tudo isso por meio dos ritmos do balé da universidade”, explica.

No aplicativo do Instagram são postadas as atividades elaboradas e realizadas pelo corpo de dança como: vídeos e fotos de danças e projetos. O conteúdo é compartilhado pelo perfil @corpodedancauespi .

O monitor conta durante a pandemia o perfil no Instagram ganhou mais visibilidade. “Como não estávamos com aulas presenciais durante todo esse período pandêmico, todas as nossas atividades à distância estavam sendo postado com mais intensidade nessa rede social, assim tivemos uma crescente no número de seguidores e visualizações,” disse.

Projeto

O corpo de dança é um projeto de extensão ofertado pela UESPI de Picos direcionado aos estudantes de Educação Física como também para alunos que não estudam no curso e comunidade em geral. O projeto tem objetivo de resgatar a cultura piauiense que por muitas vezes passam despercebidos aos olhos da população.

Fazem parte do corpo de dança da UESPI a coordenadora Renata Louise Lemos, o monitor e bailarino Rony de Sousa Nascimento, e os bailarinos Amanda Ferreira Costa, Denise Ferreira da Silva,  Danielle Rodrigues de Sousa Silva, Fernanda Yngrid Martins Sousa, Juliana de Sousa Ferreira e José Carlos dos Santos Silva.

Atividades realizadas

Os temas que são trabalhados nos vídeos são escolhidos pelo monitor, Rony de Sousa Nascimento aluno, e pela coordenadora do grupo, Renata Louise Lemos, que é professora do curso de Educação Física. As postagens focam em datas comemorativas ligadas a cultura do Piauí e ao Nordeste como:  São João, Bumba meu Boi e Xaxado.

Confira algumas apresentações:

São João-  Festa popular no nordeste brasileiro.

Bumba Meu boi –  Tradição folclórica do Piauí e Maranhão

Xaxado- Ritmo de dança com pisada do sertão conhecida como a “dança de Lampião e Maria Bonita”.

Acompanhem o projeto

Além da dança, o canal traz um pouco da história da cultura nordestina para o conhecimento da comunidade.

Veja mais sobre o projeto através do Instagram @corpodedancauespi .