11 de Outubro de 2021

Inclusão no Ensino Superior: cotas, ações e projetos voltados para PcD na UESPI

Por Liane Cardoso

Hoje, 11 de Outubro, é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A data visa conscientizar a sociedade e apoiar as causas de Luta desse grupo, com a finalidade de garantir melhor qualidade de vida para PcD.

Por isso, a Universidade Estadual do Piauí em alusão a data reforça seu compromisso de Inclusão e destaca ações benéficas em prol do Direito da pessoa com deficiência.

Leis de ações afirmativas

Em janeiro de 2021, o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, sancionou a Lei que atribuía 10% das vagas do SISU (ingresso na UESPI) para Pessoas com Deficiência. Com base nesse decreto, candidatos com deficiência passaram a concorrer especificamente em uma modalidade de cota distinta.

Segundo a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PREG), com a oferta desta modalidade, a UESPI convocou 34 inscritos (PcD) no SISU 2021.1 e no SISU 2021.2 e chamou mais 26 candidatos. No total, 60 estudantes com algum tipo de Deficiência ingressaram na UESPI este ano.

Diante disso, faz-se necessária a adoção de medidas para proporcionar bem estar a essas pessoas. Por isso, uma importante parceria foi firmada e beneficiará principalmente estes novos alunos e também os veteranos que possuem alguma deficiência.

Parceria

A Secretaria de Estado para a Inclusão da Pessoa com deficiência (SEID) em parceria com a UESPI firmou, no mês de abril deste ano, um convênio para promover a locomoção segura e de forma autônoma da pessoa com deficiência na nossa Universidade. Além disso, a iniciativa propõe a aquisição de equipamentos de acessibilidade e adesão de páginas virtuais com programas específicos, voltados para esse público.

Estudos sobre o tema

No campus Professor Barros Araújo, em Picos, o Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI) desenvolve ações desde 2012, com o intuito de promover a prática pedagógica inclusiva. No mês de setembro, entre os dias 13 e 15, a equipe realizou o II Seminário de Educação Especial. No encontro discutiram sobre as vivências pedagógicas e a formação de professores para práticas inclusivas.

O evento foi transmitido através do Canal do Youtube da UESPI

“Também nos reunimos a cada 15 dias e estudamos sobre metodologias e práticas pedagógicas para a efetivação da inclusão em sala de aula. Nossa ideia é disseminar conhecimento e também aprender mais, principalmente nessa área”, destacou a professora e coordenadora do grupo, Fabrícia Gomes, sobre o objetivo da ação.

Dentre outras propostas que já executaram, a professora relembra o Café inclusivo – que aconteceu no último trimestre de 2020 -, aonde abordavam sobre a inclusão social com outros grupos de pesquisas, e traziam debates sobre filmes, séries e imagens relacionadas a temática.

Café Inclusivo realizado no mês de Novembro de 2020

Atualmente o grupo de estudo conta com 31 integrantes, entre acadêmicos, egressos e professores.