Notícias

11 de Outubro de 2021

Colunista UESPI: 9º artigo destaca o ensino da leitura e da escrita na educação infantil

O nono artigo do projeto Colunista UESPI é publicado pela professora Edilma Mendes, do curso de Pedagogia, campus de Corrente.

Nessa edição, ela aborda sobre a importância do Ensino da leitura e escrita no processo de educação infantil. “A Educação Infantil desempenha papel fundamental no processo de alfabetização e letramento da criança, porque se trata de processo de construção de conhecimento da leitura e da escrita inerente à infância, não podendo ser ignorado pela instituição escolar, considerando o desenvolvimento integral da criança”, afirma.

Confira o artigo completo da professora Edilma  Mendes:

COLUNA IX

Projeto Colunistas UESPI

O projeto, criado em março desde março de 2021, traz artigos de opinião e ensaios sobre diversos temas da atualidade, produzidos pelos professores da UESPI.

Temas nas áreas de economia, educação, saúde, clima, diversidade, cidadania, tecnologia, direito, comunicação, estão entre os artigos publicados.

O primeiro artigo foi feito pela professora do curso de Administração e pró-reitora adjunta de Planejamento e Finanças (PROPLAN), Joseane Leão,sobre  “O Impasse nos preços dos combustíveis.

O professor do curso de Geografia e climatologista, Werton Costa,  destacou o tema: “Eventos Atmosféricos Severos: perspectivas para educação para o risco”, na segunda edição.

Era do Caos; Adeus mundo Vuca, bem vindo mundo Bani, foi tema do  3º artigo da  professora do curso de Administração e diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESPI, Vanessa Alencar

A professora do curso de Enfermagem e coordenadora da especialização em Estomaterapia, Sandra Marina Bezerra, prestou uma homenagem aos profissionais da área na batalha contra a Covid-19.

Na 5º edição a professora Samária Andrade, coordenadora do curso de Jornalismo em Teresina, fez uma análise sobre mídia alternativa e as manifestações do dia 29 Maio.

O professor Robson Carlos da Silva, do curso de Pedagogia, campus Poeta Torquato Neto, trouxe o tema o Gênero e Práticas Femininas: mulheres negras e capoeiristas de Teresina/PI no seu artigo.

A Ciência dos Dados: revolução ou adaptação? foi tema do sétimo artigo do professor Dario Calçada, campus de Parnaíba.

A temática Substratos alternativos como uma opção para o produtor rural, foi tema do artigo 8º  da professora Anarlete Ursulino, do curso de Agronomia em Uruçuí.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.