27 de Setembro de 2021

Alunos da UESPI são premiados no 59° Congresso Brasileiro de Educação Médica

Por Arnaldo Alves

O aluno Esdras Morais e a estudante Angélica Soares, do curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foram premiados no 59° Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), na categoria apresentação oral.

O trabalho premiado leva o nome “O Estudo da morte e a construção do autocuidado em uma pandemia”, feito a partir de um vídeo com o relato de experiência dos alunos durante a disciplina de Psicologia Médica, sob orientação do professor da UESPI e médico psiquiatra, Dr. Eduardo Batista.

De acordo com o autor do trabalho, Esdras Morais, a importância do relato, especialmente ao ser submetido em um congresso com foco em Educação Médica, é compartilhar com a comunidade acadêmica o lugar indispensável que o estudo da morte deve ter na formação dos cursos da área da saúde, e os ganhos que podem ser atingidos ao dar voz ao discente nessa discussão.

“A partir da nossa experiência, que inicialmente foi um desafio devido à extensão de conteúdo e das abordagens sobre a temática da morte, nós tivemos a oportunidade de construir e reavaliar nossos conceitos e nossas concepções sobre a morte e sobre o morrer. Constatamos que a oportunidade de pesquisar sobre o tema e apresentar aos colegas foi muito bem-vinda, em especial devido ao pano de fundo que é a pandemia por COVID-19. Em nosso relato, discutimos esse impacto pessoal, que trouxe uma consciência de mortalidade e um impulso para reexaminar valores e ver a vida sob uma nova perspectiva”, disse o discente.

Segundo a co-autora do trabalho premiado, Angélica Soares, a ideia de desenvolver o relato do Congresso surgiu a partir da apresentação de um seminário sobre a morte, durante a disciplina de Psicologia Médica.

“O desenvolvimento do trabalho da disciplina e da apresentação do Congresso foi feito de forma conjunta, sob orientação do prof. Eduardo Batista. Fazer parte desse evento foi muito gratificante, conhecemos e tivemos contato com referências sobre Educação Médica no país, que a gente só conhecia através de trabalhos publicados. Essa premiação evidência que estamos no caminho certo, defendendo o que acreditamos e sobretudo levando o nome da UESPI para todo o país”, ressalta a estudante.

A 2° colocação na categoria apresentação oral foi conquistada neste mês de setembro.

Confira o vídeo: