14 de Setembro de 2021

Campus de Oeiras: Residência Pedagógica promove evento em alusão ao centenário de Paulo Freire

Por Arnaldo Alves

O campus de Oeiras realiza o I Círculo Dialógico: estudando, construindo e reconstruindo Paulo Freire, através do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

As atividades estão sendo desenvolvidas em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira, começaram ontem (13) e finalizam hoje (14), com apresentação de pesquisas e debates acerca das contribuições de Paulo Freire.

O primeiro dia de evento contou com uma breve apresentação sobre a biografia de Paulo Freire, suas principais obras e a música Esperança por este chão, além da presença da professora Ana Maria do Nascimento. Em seguida, graduandos, residentes e preceptores expressaram suas dúvidas e opiniões sobre a vasta obra de Paulo Freire.

De acordo com a professora da UESPI e coordenadora da ação, Katyanna de Brito, os objetivos do evento são compreender a práxis político pedagógica de Paulo Freire, dialogar sobre as obras e contextos de suas produções e seus desdobramentos na prática docente-discente e em pesquisas científicas, além de conhecer as contribuições do educador pernambucano para com o trabalho educativo em contextos plurais de descolonização dos oprimidos.

“No curso de Pedagogia do campus Professor Possidônio Queiroz, desenvolvemos pesquisas de Iniciação Científica sobre as obras de Paulo Freire. Esse ano temos dois eventos importantes: primeiro, a comemoração do centenário de Paulo Freire; em segundo, o momento de apresentação da monografia da graduanda Leticia Oliveira de Souza, fruto dos nossos estudos e diálogos das obras de Paulo Freire, intitulada: a práxis político-educacional de Paulo Freire em Guiné Bissau: um diálogo com a máquina do estado e poderio social (1956-1980). Nesse sentido, a ideia surge desse contexto de estudo e reconhecimento do legado Freireano para a humanidade”, explica.

A programação continua nesta terça-feira (14), às 18h30. O evento conta com a presença da discente da UESPI, Letícia Oliveira, e do professor Amâncio Pimentel, com sua pesquisa de mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC). Posteriormente, será aberto um espaço de diálogos com perguntas, relatos de experiência e problematização acerca das teorias e práticas Frerianas.

Para acompanhar, basta solicitar o link de acesso ao evento no  perfil do Instagram da Uespi de Oeiras.