21 de Setembro de 2021

Obras do Núcleo de Energias Renováveis da UESPI serão iniciadas em outubro

Por Arnaldo Alves

Começam em outubro as obras de dois complexos do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Centro de Formação Antonino Freire — Teresina.

O primeiro complexo será o de Estudos de Energias Renováveis (CER), com espaço para dois laboratórios e um centro de monitoramento de estudos remotos. O outro espaço leva o nome de Complexo de Estudos de Telecomunicações (CTEL). O Nufperpi também contará com uma sala multiuso, onde será desenvolvido trabalhos teóricos, treinamentos, cursos de extensão e socialização de pesquisas.

De acordo com o coordenador do Nufperpi e professor da UESPI, Juan de Aguiar, a construção do Núcleo vai aprimorar os estudos de pesquisa e extensão de alunos e professores, além de gerar serviços de formação de mão de obra especializada para comunidade. “Hoje o Piauí é um expoente no que diz respeito a produção de energia oriunda de fontes renováveis. A intenção é que nosso trabalho não seja apenas dentro do espaço físico da UESPI, mas também com a produção de pesquisas e projetos de extensão em várias partes do interior do Piauí”, ressalta.

O coordenador do Nufperpi, Juan de Aguiar, apresenta detalhes sobre a importância do Núcleo no áudio a seguir:

A obra é oriunda do retorno social das empresas do projeto de Energia Limpa do estado nos projetos com a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) e a Piauí Conectado.

Para a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), Viviane Moura, um dos princípios da superintendência é trabalhar com aspectos sociais voltados para comunidade, por isso a criação do Núcleo será uma grande oportunidade de desenvolver pesquisas que contribuam com a melhoria de vida dos piauienses.

Ouça o áudio da superintendente sobre os projetos de PPP.

O Diretor de Projetos e Tecnologia da Piauí Conectado, professor Antônio Cebalho, acrescenta que o Complexo de Telecomunicação vai proporcionar aos alunos e demais participantes condições práticas de ensino, através de 10 cursos de extensão e demais atividades realizadas.

Ouça o áudio do diretor Antônio Cebalho sobre a construção do CTEL:

O reitor da UESPI, professor Evandro Alberto, destaca que a parceria vai possibilitar aos estudantes uma qualificação voltada para atender determinados seguimentos de empresas que trabalham com o ramo tecnológico, bem como a possibilidade de vínculos empregatícios, além do investimento em aparelhamento tecnológico, entre outros benefícios. Escute o áudio do reitor sobre a construção do Núcleo:

Retorno social

As empresas do Projeto de Energia renováveis são a GNPW Group, GM Energias e a Energia Sustentável do Brasil S.A. Para eles a contribuição nesse projeto é de grande relevância para a formação de novos profissionais e desenvolvimento dos projetos de energia limpa do Piauí.

O representante da GNPW Group, Giorgio Carlo, aponta que a construção do Núcleo dar a oportunidade para  formar novos profissionais da área de energias renováveis, bem como a empresa contribuir, através do seu papel social, com trabalhos importantes no estado.

Confira o áudio do Giorgio Carlo da GNPW Group:

Para Guilherme Godin da GM Energias, a construção do Núcleo servirá para trocar expertises e experiências na área de energias renováveis e fomentar parcerias importantes com a universidade.

Confira o áudio do Guilherme Godin da GM Energias:

Felipe  Koefender da Energia Sustentável do Piauí disse que as parcerias entre o governo e as empresas privadas através das PPP é muito benéfica para a sociedade. Nessas obras será implementado o que há de mais moderno em termos de tecnologia.

Confira o áudio do Filipe Koefender da Energia Sustentável do Piauí: