Notícias

21 de Setembro de 2021

Obras do Núcleo de Energias Renováveis da UESPI serão iniciadas em outubro

Por Arnaldo Alves

Começam em outubro as obras de dois complexos do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no Centro de Formação Antonino Freire — Teresina.

O primeiro complexo será o de Estudos de Energias Renováveis (CER), com espaço para dois laboratórios e um centro de monitoramento de estudos remotos. O outro espaço leva o nome de Complexo de Estudos de Telecomunicações (CTEL). O Nufperpi também contará com uma sala multiuso, onde será desenvolvido trabalhos teóricos, treinamentos, cursos de extensão e socialização de pesquisas.

De acordo com o coordenador do Nufperpi e professor da UESPI, Juan de Aguiar, a construção do Núcleo vai aprimorar os estudos de pesquisa e extensão de alunos e professores, além de gerar serviços de formação de mão de obra especializada para comunidade. “Hoje o Piauí é um expoente no que diz respeito a produção de energia oriunda de fontes renováveis. A intenção é que nosso trabalho não seja apenas dentro do espaço físico da UESPI, mas também com a produção de pesquisas e projetos de extensão em várias partes do interior do Piauí”, ressalta.

O coordenador do Nufperpi, Juan de Aguiar, apresenta detalhes sobre a importância do Núcleo no áudio a seguir:

A obra é oriunda do retorno social das empresas do projeto de Energia Limpa do estado nos projetos com a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) e a Piauí Conectado.

Para a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), Viviane Moura, um dos princípios da superintendência é trabalhar com aspectos sociais voltados para comunidade, por isso a criação do Núcleo será uma grande oportunidade de desenvolver pesquisas que contribuam com a melhoria de vida dos piauienses.

Ouça o áudio da superintendente sobre os projetos de PPP.

O Diretor de Projetos e Tecnologia da Piauí Conectado, professor Antônio Cebalho, acrescenta que o Complexo de Telecomunicação vai proporcionar aos alunos e demais participantes condições práticas de ensino, através de 10 cursos de extensão e demais atividades realizadas.

Ouça o áudio do diretor Antônio Cebalho sobre a construção do CTEL:

O reitor da UESPI, professor Evandro Alberto, destaca que a parceria vai possibilitar aos estudantes uma qualificação voltada para atender determinados seguimentos de empresas que trabalham com o ramo tecnológico, bem como a possibilidade de vínculos empregatícios, além do investimento em aparelhamento tecnológico, entre outros benefícios. Escute o áudio do reitor sobre a construção do Núcleo:

Retorno social

As empresas do Projeto de Energia renováveis são a GNPW Group, GM Energias e a Energia Sustentável do Brasil S.A. Para eles a contribuição nesse projeto é de grande relevância para a formação de novos profissionais e desenvolvimento dos projetos de energia limpa do Piauí.

O representante da GNPW Group, Giorgio Carlo, aponta que a construção do Núcleo dar a oportunidade para  formar novos profissionais da área de energias renováveis, bem como a empresa contribuir, através do seu papel social, com trabalhos importantes no estado.

Confira o áudio do Giorgio Carlo da GNPW Group:

Para Guilherme Godin da GM Energias, a construção do Núcleo servirá para trocar expertises e experiências na área de energias renováveis e fomentar parcerias importantes com a universidade.

Confira o áudio do Guilherme Godin da GM Energias:

Felipe  Koefender da Energia Sustentável do Piauí disse que as parcerias entre o governo e as empresas privadas através das PPP é muito benéfica para a sociedade. Nessas obras será implementado o que há de mais moderno em termos de tecnologia.

Confira o áudio do Filipe Koefender da Energia Sustentável do Piauí:

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.