2 de Setembro de 2021

Campus Clóvis Moura: UESPI e TJ-PI assinam convênio para criação de Centro Judiciário para mediação de conflitos

Por Arnaldo Alves

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Tribunal de Justiça do Estado(TJ-PI) assinaram nesta semana o convênio de criação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do campus Clóvis Moura – Teresina.

De acordo com a coordenadora da especialização em Mediação de Conflitos e responsável pelas tratativas de criação do CEJUSC, professora Ivoneide Alencar, essa conquista amplia a prestação de serviços da instituição destinados à comunidade. “Ainda na universidade, os acadêmicos do curso de Direito terão a possibilidade de estagiar no CEJUSC. Para a população em geral, a unidade oferecerá a conciliação e a mediação como forma de resolução de seus conflitos e orientação sobre serviços de cidadania, tais como onde buscar orientação jurídica, psicológica e de assistência social diante das situações vivenciadas pelo indivíduo, entre outros serviços”, disse

A docente do curso de Direito da UESPI também acrescentou a demanda judiciária aumenta a cada ano,  muitos desses processos são levados ao Judiciário em razão da cultura do litígio, há muito tempo vivenciada no Brasil, a qual leva o indivíduo a se socorrer de um terceiro, no caso, um juiz de direito, para ter resolvido um conflito que, muitas das vezes, poderia ter sido solucionado por meio do estabelecimento do diálogo entre os envolvidos.

“Os benefícios gerados à sociedade com a criação e o efetivo funcionamento dos CEJUSCS são inúmeros. Dentre eles, destacam-se o acesso à justiça de modo menos burocrático e mais equânime; a celeridade na resolução das questões controvertidas; menor dispêndio de valores pecuniários para os custos cobrados na tramitação dos processos e, o mais importante, a solução dos conflitos baseada na decisão das partes em fazê-lo da maneira que melhor lhes aprouver, sem imposições de terceiros, dando às partes autonomia para que elas consigam resolver suas lides por si sós”, explica.

O convênio foi publicado no diário oficial da Justiça do Estado do Piauí.

Reunião sobre

Reunião sobre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)