Notícias

25 de Agosto de 2021

Colunista UESPI: Professor discute ciência de dados e suas aplicações na sociedade

Na sétima edição do quadro Colunistas UESPI, o professor Dario Brito Calçada, do curso de Computação do campus de Parnaíba e coordenador do GEDAI (Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes), abordou sobre ciência de dados no artigo intitulado: A Ciência dos Dados: revolução ou adaptação?

O docente faz uma reflexão sobre mudanças no mundo em relação aos processos que surgem para atender a sociedade e quantidade de dados gerados para que essas transformações ocorram.  No artigo, ele explica sobre a origem da ciência de dados e suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento, bem como destaca os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo GEDAI que englobam a temática, como por exemplo: os aplicativos criados para processos de identificação de novos casos e prevenção de disseminação da COVID-19.

Confira o artigo da coluna VII:

COLUNA VII

Projeto Colunistas UESPI

A Assessoria de Comunicação divulga mensalmente artigos de opinião e ensaios sobre diversos temas da atualidade, como economia, educação, saúde, clima, diversidade, cidadania, tecnologia, direito, comunicação, entre outros.

A proposta da ação é dar visibilidade as pesquisas de professores da instituição com relação a temas da atualidade.

Veja também outras colunas publicadas anteriormente:

Na primeira edição do quadro, a professora do curso de Administração e pró-reitora adjunta de Planejamento e Finanças (PROPLAN), Joseane Leão, falou sobre  “O Impasse nos preços dos combustíveis”.

No segundo artigo o professor do curso de Geografia e climatologista, Werton Costa, analisou como os fenômenos climáticos tem ocasionado problemas nas cidades e como podem ser encarados pelas autoridades,  com o tema: “Eventos Atmosféricos Severos: perspectivas para educação para o risco”,

A professora do curso de Administração e diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESPI, Vanessa Alencar, escreveu sobre: Era do Caos; Adeus mundo Vuca, bem vindo mundo Bani.

Na quarta edição, a professora do curso de Enfermagem e coordenadora da especialização em Estomaterapia, Sandra Marina Bezerra, prestou uma homenagem aos profissionais da área na batalha contra a Covid-19.

A quinta coluna foi escrita pela coordenadora do curso de Jornalismo de Teresina, Samária Andrade, sobre uma análise sobre mídia alternativa e as manifestações do dia 29 Maio.

Na sexta coluna o professor Robson Carlos da Silva, do curso de Pedagogia, campus Poeta Torquato Neto, tratou sobre o Gênero e Práticas Femininas: mulheres negras e capoeiristas de Teresina/PI no seu artigo.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.