Editais E ERRATAS

17 de Agosto de 2021

UAPI oficializa lançamento do novo edital com mais de 3.000 vagas em cerimônia do governo do Estado

Por Priscila Fernandes

Em solenidade realizada hoje (17) pelo Governo do Estado do Piauí de inauguração de obras no nosso estado, a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) oficializou o lançamento da terceira etapa de ampliação da Universidade. Na ocasião, estiveram presentes o governador do Piauí, Welington Dias, o ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva, o reitor da UESPI Evandro Alberto, a Coordenadora Geral da UAPI, Professora Ana Angélica Costa, além de outros representantes do Estado e Administração Superior.

Atualmente a UAPI está presente em 120 municípios, ofertando o curso de bacharelado em Administração. No certame que será lançado hoje (17), através do site do NUCEPE, serão ofertadas 3.150 vagas para 63 polos. Com isso, a UAPI estará presentes em mais de 180 municípios do Piauí ofertando um ensino de qualidade e acessível para todos.

A assinatura do Edital aconteceu na cerimônia

São mais de 7.000 alunos espalhados no estado que têm a sua vida transformada pela UAPI. Com o novo edital, esse número tende a crescer mais ainda. Na cerimônia, o reitor Evandro Alberto, destacou que a UESPI é referência no que se refere a ensino na modalidade on-line. O novo edital possibilita o fortalecimento do ensino superior Piauiense. “A UAPI leva oportunidade àquelas pessoas que não teriam condição de fazer um curso superior presencial, porque muitas vezes é desprovido da condição necessária de deslocamento, de moradia. Hoje eles têm acesso a um curso superior de qualidade”, ressalta.

Reitor Evandro Alberto durante a assinatura do edital da UAPI

O governador Welington Dias pontuou que a oferta de vagas está dentro de um dos objetivos do governo do Estado de ampliação do ensino e extensão. “Agora todas as cidades do Piauí podem ter ensino universitário. Sempre traçamos uma trajetória do fomento à educação. O objetivo da nossa gestão é trazer uma educação que acompanhe desde o ensino primário até o ensino superior. Através da UESPI conseguimos construir essas oportunidades para todos”.

A coordenadora geral da UAPI, Ana Angélica Fonseca, acrescenta que a universidade está com as melhores expectativas para o lançamento da terceira etapa da UAPI. “Em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), a UESPI está capitaneando esse essa extensão da UAPI para outros municípios do Estado, levando educação de qualidade assim como a UESPI carrega em todos os seus cursos. O projeto visa levar a educação a nível de graduação ao maior número de pessoas que não são assistidas no nosso estado. Então, estamos muito otimistas e muito felizes por fazer parte desse objetivo”, fala a professora.

O edital será lançado no site do NUCEPE.  Também pode ser encontrado no site do NEAD. As inscrição acontecem entre os dias 22 de agosto até 12 de setembro.

Confira o edital:

EDITAL VESTIBULAR UAPI 2021

Equipe da Administração Superior, UAPI, NEAD e NUCEPE na reitoria antes da solenidade de lançamento do edital

Administração Superior, equipes do UAPI, NEAD e NUCEPE na reitoria antes da solenidade de lançamento do edital

Dentre os outros destaques da cerimônia híbrida, estava também a inauguração das obras no Centro Estadual de Tempo Integral Residencial Pedra Mole. Confira a transmissão completa:

Sobre a UAPI

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) criada em 16 de dezembro de 2016 por meio do Decreto 16.933/16 e institucionalizada através da Lei nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021 é um sistema que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior à distância por meio da mediação tecnológica.

A instituição tem como base o uso do Canal Educação e está integrada ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB) e credenciadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).
O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento da UAPI- atuando em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPEPI)- se comprometendo junto ao governo do Estado do Piauí, ampliar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade a todos os municípios.

Atualmente a UAPI está presente em 120 municípios, ofertando curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O Piauí possui 224 municípios, destes 162 já possuem ensino superior público na modalidade presencial e/ou a distância. A proposta da terceira fase de expansão da Universidade Aberta do Piauí é a implementação de 63 novos polos com a oferta de 50 vagas por polo, totalizando mais de 3.150 (três mil e cento e cinquenta) vagas.
A UAPI propicia a articulação com entes governamentais, IES públicas e organizações interessadas, enquanto viabilizam mecanismo alternativos para o fomento, a implantação e execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada; funcionando como um instrumento para a universalização da graduação a municípios distantes e isolados, e com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).