Edital do PPGL é lançado com mais de 40 vagas

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, lança a seleção de candidatos para a décima segunda turma do Curso de Mestrado em Letras. Os aprovados ingressarão no primeiro período letivo de 2022.

Requisitos de participação

Podem candidatar-se portadores de Diploma de Curso de Graduação plena em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central das áreas de concentração.

Confira as linhas de pesquisa:

1) Literatura e outros Sistemas Semióticos: Estudos teóricos e críticos de produções literárias e culturais, suas relações com outros sistemas estéticos, midiáticos e culturais;
2) Literatura, Historiografia e Memória Cultural: Estudo da produção e recepção literária, ficção e história, das relações de gênero e de etnia, com ênfase no contexto regional;
3) Estudos da Linguagem: descrição e ensino: Estudos teóricos e empíricos de fenômenos da linguagem a partir de toda a sua complexidade como fenômeno de natureza sociocultural e histórica e sob diversas perspectivas teórico-metodológicas e diferentes aspectos (fonético-fonológico, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, pragmáticos e discursivos), além de suas relações com o ensino de línguas.

Vagas

Para este edital estão previsto o preenchimento de até 46 (quarenta e seis) vagas, distribuídas da seguinte forma:
a) Até 09 (nove) vagas para a linha de pesquisa Literatura e Outros Sistemas Semióticos, dessas, até 4 (quatro) vagas para ampla concorrência; até 03(três) vagas para autodeclarados negros, quilombolas e indígenas; até 01 (uma) vaga para pessoas com deficiência e até 01(uma) vaga para servidor efetivo da Universidade Estadual do Piauí, seja no cargo de professor efetivo ou técnico efetivo.
b) Até 17 (dezessete) vagas para a linha de pesquisa Literatura, Historiografia e Memória Cultural, dessas, até 8(oito) vagas para ampla concorrência; até 5 (cinco) vagas para autodeclarados negros, quilombolas e indígenas; até 02 (duas) vagas para pessoas com deficiência e até 02(duas) vagas destinadas a servidores efetivos da Universidade Estadual do Piauí, seja no cargo de professor efetivo ou técnico efetivo da UESPI.
c) Até 20(vinte) vagas para a linha de pesquisa Estudos da Linguagem: descrição e ensino, dessas, até 10 (dez) vagas para ampla concorrência; até 06(seis) vagas para autodeclarados negros, quilombolas e indígenas; até 02(duas) vagas para pessoas com deficiência e até 02(duas) vagas destinadas a servidores efetivos da Universidade Estadual do Piauí, seja no cargo de professor efetivo ou técnico efetivo da UESPI.

Inscrição

Período de inscrições: das 09h00 do dia 20/08/ 2021 até às 23h59 do dia 09/09/2021 (horário oficial de Teresina- Piauí). A inscrição e o acompanhamento de todas as etapas previstas nesta seleção serão por meio do site https://nucepe.uespi.br/

Seleção

O edital é composto por cinco etapas: a primeira é de inscrição, a segunda etapa a análise documental, a terceira  análise do pré-projeto de pesquisa, a quarta etapa é a arguição e a quinta a prova de títulos.

Edital

O edital que estava previsto para ser lançado em 13 de setembro no calendário acadêmico foi antecipado pela coordenação do programa.

Confira o EDITAL COMPLETO