13 de Agosto de 2021

ENADE: Cursos de Licenciatura e bacharelados em Ed. física, Ciências Biológicas e da Computação realizarão o exame em 2021

Por Liane Cardoso

Na edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021, os alunos concluintes da Universidade Estadual do Piauí dos cursos de licenciaturas, e os que fazem bacharelado nas áreas de Educação física, Ciências Biológicas e Ciências da Computação, estão aptos para realizar a prova.

O Enade é um exame obrigatório que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação. Os resultados do exame, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Quem são os estudantes aptos a fazerem o Enade?

Os alunos aptos a fazer a prova do Enade são os concluintes inscritos com previsão de término do curso no período de julho de 2022 e os concludentes que ainda não colaram grau. Os concluintes são notificados pelas coordenações de curso sobre os procedimentos do exame.

Os alunos ingressantes do ano de 2020 e do primeiro período de 2021 são inscritos apenas para enviar ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a previsão da edição no exame de 2024. Segundo o edital,  os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pelas IES, ficarão dispensados da participação no Enade 2021, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep.

Prazos e datas

A etapa de inscrição dos estudantes ingressantes e concludentes já foi realizada pelos coordenadores de curso da UESPI, agora os alunos concluintes inscritos (aqueles com previsão de término do curso no período de 2020.2) devem atentar-se para o preenchimento do cadastro – página do ENADE – até o dia 13 de novembro. Após isso, responder o Questionário do Estudante, instrumento de caráter obrigatório, que deverá ser preenchido completamente pelos estudantes concluintes inscritos, exclusivamente no Sistema Enade, disponível no endereço: enade.inep.gov.br

As respostas ao Questionário do Estudante serão analisadas pelo Inep e agregadas por curso de graduação, preservando-se o sigilo da identidade dos respondentes.

A aplicação da prova do Enade acontece dia 14 de novembro. O estudante concluinte habilitado devidamente inscrito pela IES, vinculado a curso oferecido na modalidade presencial, realizará a prova no município de funcionamento do curso. O local de prova do estudante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço: enade.inep.gov.br  a partir do dia 1º de novembro de 2021.

acesse o site do ENADE

Por que fazer o ENADE?

Rosário Batista, Procuradora Institucional da UESPI junto ao MEC, esclarece que o ENADE é um dos parâmetros para indicar a qualidade do curso. “O aluno que não participa do ENADE deixa de ser um aluno habilitado a concluir seu curso, pois o exame é um componente curricular obrigatório. Assim, o estudante não tem como colar grau e consequentemente não recebe seu diploma”, explicou.

Ela ainda reforça que a nota obtida servirá de referência para os futuros de ingressantes da instituição. “Gostaria de contar com o empenho dos estudantes que estão habilitados para o exame, pois a nota refletirá como parâmetro para os futuros alunos da UESPI, visto que estes pesquisam sobre o desempenho e nota do curso que almejam”, finalizou a procuradora.

Confira o EDITAL ENADE 2021