UESPI inaugura novo laboratório de pesquisa e desenvolvimento de Aplicações Inteligentes em Parnaíba

Por Arnaldo Alves

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) inaugurou nesta sexta-feira (30) o laboratório do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes – GEDAI, do campus de Parnaíba.

O laboratório leva o nome da professora Solange Oliveira Rezende, considerada uma das maiores mulheres pesquisadoras do Brasil nas áreas de Inteligência Artificial e pioneira no ensino de empreendedorismo nos cursos de Computação brasileiros.

A inauguração aconteceu de forma on-line, no canal de YouTube da Uespioficial.

O coordenador do GEDAI e professor do curso de Ciência da Computação da UESPI, Dario Calçada, explicou como funciona o Grupo: “Atualmente nós desenvolvemos pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial/Computacional, ciência de dados, representação do conhecimento, processamento de linguagem natural e desenvolvimento de sistemas computacionais. São 47 alunos e 12 professores pesquisadores, além de parcerias externas. A inauguração desse laboratório representa um marco histórico para nossa universidade”, disse.

Homenageada com o nome do Laboratório, a professora Solange Oliveira agradeceu pela honraria em vida. “O primeiro contanto com o Dario aconteceu em 2015 quando fizemos um programa de Doutorado em conjunto com a UESPI e fui para Teresina ministrar algumas aulas. Eu trabalho com Inteligência Artificial há 36 anos e hoje posso dizer que sou uma pessoa mais feliz por trabalhar com o que amo. Deixo meu muito obrigada ao Dario, ao professor Evandro e a toda UESPI assumo o compromisso de fazer com que essa parceria seja sempre efetiva”, agradeceu.

De acordo com o diretor do campus de Parnaíba, Eyder Franco, esse é o primeiro Laboratório destinado exclusivamente à pesquisa com estrutura física no campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira. “Para nós que somos da área de Computação e gestores aqui do campus essa conquista é motivo de orgulho”, enfatizou.

O reitor da UESPI, professor Evandro Alberto, parabenizou a iniciativa do Laboratório do GEDAI. “Hoje nós temos a honra de inaugurar mais um laboratório que visa o crescimento da nossa UESPI. Cumprimento o professor Dario e os demais envolvidos com o extremo esforço para que o laboratório fosse inaugurado. Queremos agradecer também toda colaboração envolvida e a todos vocês que integram o GEDAI, continuem firmes, apostando nas soluções inteligentes que serão benéficas para sociedade”, ressaltou.

Live de inauguração do laboratório do GEDAE

Você pode assistir a live completa no YouTube da Uespioficial: