Unati realiza roda de conversa sobre intoxicação por medicamentos

Colaboração: Ana Luiza Oliveira / Orientação: Profa. Sammara Jericó

O programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realiza toda quarta-feira uma roda de conversa para alunos do grupo. Dessa vez, a palestra será sobre intoxicação por medicamentos, às 19h, através da plataforma Zoom.

A professora doutora Rosemarie Brandim Marques explica sobre o processo de extensão e a importância de falar sobre o tema. “Este tema ‘Intoxicações por medicamentos’ é um dos vários temas abordados no projeto de extensão Toxicologia na Pandemia, que tem o aluno do curso de medicina João Victor Coimbra como bolsista e os demais alunos da disciplina Toxicologia Ambiental (que eu ministro) como colaboradores”, disse.

Segundo a docente, o Brasil tem uma cultura muito forte no que diz respeito a automedicação e durante a pandemia por conta da falta de acesso à assistência médica para muitas pessoas, esta prática se tornou mais evidente. “Faz-se necessário realizar eventos, encontros ou discussões a respeito do tema. O uso indevido de medicamentos, seja pela não indicação ou doses inadequadas, pode trazer sérios problemas de saúde às pessoas, desde eventos adversos até mesmo as intoxicações, podendo levar o indivíduo ao óbito”, finalizou.