Notícias

19 de Julho de 2021

Publicação internacional: pesquisadores da UESPI e de mais 11 instituições desenvolvem estudo sobre turismo religioso na Pandemia

Por Arnaldo Alves

A rede de pesquisadores em Turismo Religioso do Nordeste, que inclui o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Turismo da Universidade Estadual do Piauí (NETUR/UESPI), publicou uma pesquisa na Editora Acadêmica Internacional Scientifc Research Publlishi.

A pesquisa traz uma análise sobre os principais destinos turísticos religiosos do Nordeste e seus diferentes cenários em meio à pandemia de Covid-19.

De acordo com a coordenadora do NETUR, professora Angélica Costa, no Piauí, o estudo aborda, especialmente, os destinos de Santa Cruz dos Milagres – com a Tríade da Festa do Santuários, Oeiras – com a Festa de Nosso Bom Senhor Jesus dos Passos da Cruz, além de outros pontos fundamentais para o turismo religioso do Piauí.

“Com uma nova onda da pandemia em 2021, as atividades religiosas ainda estão tendo que ser adaptadas, tendo ainda que considerar protocolos, decretos e regulamentos relativos às medidas de prevenção da COVID-19. Os calendários festivos não mantêm as mesmas expectativas de antes da pandemia, levando à incerteza na realização de eventos religiosos tradicionais e consequentemente afastando fiéis desses destinos turísticos”, aponta a docente.

Membros da rede

Membros da rede

Veja a pesquisa completa no site da Scientifc Research Publlishi.

12 instituições envolvidas

A rede de pesquisadores em Turismo Religioso do Nordeste foi criada durante a pandemia de Covid-19 e vem se fortalecendo através de publicações, pesquisas, eventos e projetos. Além da UESPI, participam da ação:

Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal de Alagoas (UFA); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Pernambuco (IFPE); Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Estadual da Bahia (UEB); Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Piauí (IFPI); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Federal da Paraíba (UFPR).

Segundo a professora Angélica Costa, a rede funciona através de reuniões sistemáticas com pelo menos 20 pesquisadores, que juntos produzem pesquisas técnicas e científicas sobre o turismo religioso do Nordeste.

“A rede é bastante ativa, estamos em constante movimento, realizando lives, palestras, eventos e produzem pesquisas que são publicadas em periódicos nacionais e internacionais. Assim também como em anais de eventos. Alguns dos pesquisadores, também são autores de pesquisas publicadas no Anais do Webinário Internacional de Turismo do Piauí, realizado em 2020, pelo NETUR/UESPI, fortalecendo assim um rico intercâmbio de experiências acadêmicas entre as IES envolvidas”, finaliza.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com