12 de Julho de 2021

Pista de Atletismo da UESPI é inaugurada com a presença de autoridades e atletas

Por Priscila Fernandes

A Pista de Atletismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi inaugurada nessa segunda-feira (12). A Pista tem certificação nível 2 padrão internacional, que permite ser usada em modalidades do atletismo e competições nacionais e internacionais, como por exemplo: corridas, saltos e arremesso.

A inauguração representa uma grande conquista para os acadêmicos e comunidade em geral. Estiveram presentes o governador do Estado, Wellington Dias, o reitor da UESPI, Evandro Alberto, do ex-reitor Nouga Cardoso (atual Secretário de Educação de Teresina), a Administração Superior da UESPI, atletas convidados e autoridades do governo federal e do estado do Piauí.

Descerramento da placa de Inauguração da Pista de Atletismo

Descerramento da placa de Inauguração da Pista de Atletismo| foto: Arnaldo Alves

Referência em Atletismo

A nova pista tem 8 raias, 400 metros de extensão, com dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo, em uma área total de 5.000 m². A obra conta com uma pista de 100 metros, duas pistas de salto com vara, duas pistas de salto triplo e extensão, duas bases para lançamento de peso, uma pista para lançamento de dardo, duas pistas para salto em altura.

O governador do Estado, Welington Dias, conta que a meta é que a UESPI seja referência no que diz respeito ao atletismo.

“As expectativas com a inauguração dessa pista são as melhores. O objetivo é que tenhamos aqui da UESPI o que chamamos de cabeça de rede do atletismo, ou seja, buscamos ter uma capacidade de sediar eventos, regionais, nacionais e até mesmo internacionais. Vamos garantir a condições de preparo para os atletas e dar um maior incentivo para o atletismo piauiense”, disse.

Governador ressaltou a importância da Pista para o crescimento do esporte no Piauí| foto: Arnaldo Alves

A obra construída com recursos do Ministério dos Esportes, através de emenda parlamentar da Deputada Federal Iracema Portella (Progressistas-PI), no valor destinado de R$8.500.000,00, através do convênio com o Ministério dos Esportes com mediação da Caixa Econômica Federal. A deputada salienta que foi a realização de um grande sonho. “O Piauí é um grande celeiro de atletas com muito talento. Agora, eles contam com uma pista ampla, adequada e otimizada”, falou.

Deputada Iracema Portella pontuou sobre a destinação de emendas parlamentares para à UESPI

Deputada Iracema Portella pontuou sobre a destinação de emendas parlamentares para a UESPI| foto: Arnaldo Alves

O presidente da Federação Piauiense de Atletismo, Josimar de Sousa, destacou a importância da pista para o Estado do Piauí. Confira:

Incentivo aos alunos e cursos de Educação Física

A Pista de Atletismo da UESPI atende os padrões da World Athletics, antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo – IAAF, órgão responsável pelo gerenciamento do atletismo a nível mundial.

O reitor Evandro Alberto destacou que hoje é um dia que ficará para a história da UESPI. “Para nós é gratificante contar aqui com uma pista classificação padrão internacional nível dois que poderá recepcionar competições nas mais diversas modalidades do atletismo, isso representa um avanço muito grande. Além do mais, para pesquisa e para extensão, mobilizando ali várias áreas do cimento, dentre elas o bacharelado e a licenciatura em Educação Física, mas também outras áreas em que pode ser desenvolvido pesquisas e extensões”.

Reitor Evandro Alberto

Reitor Evandro Alberto agradeceu o governador e a deputada pelos investimentos na UESPI| foto: Arnaldo Alves

O Professor Moisés Mendes, coordenador da área de esportes da Pista e professor do curso de Educação Física, explica que a a pista oferece mais qualidade aos treinos dos atletas da UESPI. “A pista vem para acrescentar nos nossos cursos de Educação Física e Saúde, com o intuito de ampliar as atividades desenvolvidas em projetos de pesquisa e extensão. Além disso, também cumpre o papel da universidade como integrador e extensão que vai além da universidade”, aponta.

A coordenadora do curso de Educação Física, Patrícia Uchôa, acrescenta que a pista tem como objetivo atender os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e os projetos da comunidade. Confira o áudio.

Administração Superior, técnicos e professores durante a solenidade de inauguração| foto: Arnaldo Alves

Também esteve presente no evento o medalhista olímpico, Cláudio Roberto Sousa. Ele coordena a extensão “Cidadão Olímpico- correndo na frente” que beneficia crianças e adolescentes entre 08 e 19 anos e agora será desenvolvida na nova Pista.

O atleta olímpico Cláudio Roberto é o responsável por projetos que serão realizados na pista da UESPI | foto: Arnaldo Alves

“O projeto é desenvolvido na Fundação Nossa Senhora da Paz, localizado na Vila da Paz, com a proposta de promover a integração social das crianças e adolescentes e descobrir novos talentos do atletismo. A pista para gente representa um aperfeiçoamento nas nossas habilidades, antes treinávamos em uma quadra, local não adequado, hoje temos um local com suporte”, finaliza, o atleta que destacou estar muito feliz por viver esse grande momento para o atletismo piauiense.

Atletas dos projetos que serão desenvolvidos na nova pista de atletismo

Atletas dos projetos que serão desenvolvidos na nova pista de atletismo| foto: Arnaldo Alves

O evento foi híbrido e fechado seguindo todos os protocolos exigidos pela OMS. A comunidade acadêmica, atletas, sociedade piauiense e demais interessados podem conferir transmissão abaixo: