UESPI apresenta pesquisas sobre Gamificação na primeira produção para o Programa Univerciênica

Por Liane Cardoso

Neste sábado (10), a partir das 14h30 na TV Antares, e na segunda-feira (12), às 10h no canal do Youtube da UESPI Oficial, será exibido o 8º episódio da primeira temporada do Univerciência, programa brasileiro de TV aberta e Internet, produzido em parceria com universidades públicas e TVs públicas nordestinas, e que tem como foco a difusão da ciência. Nessa transmissão, a Universidade Estadual do Piauí apresentará sua primeira produção.

O conteúdo proposto pela UESPI para o 8º programa traz como abordagem as pesquisas sobre Gamificação, executadas tanto na área da saúde, quanto no contexto da administração. A intenção é mostrar como esse recurso é utilizado nestas duas perspectivas.

O professor Rodrigo Baluz, docente do curso de Ciências da Computação, participou desta edição. Ele entende a necessidade de aproximar a sociedade das pesquisas desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior. “Participar do Programa Univerciência é exatamente colaborar com a popularização da ciência, levando a pesquisa de encontro aos problemas reais vividos pelos cidadãos”, disse o professor Baluz.

Sentimento de orgulho é o que define o aluno Felipe Moura nesse momento. O jovem também participou do 6º episódio e está bem empolgado com a iniciativa do Univerciência. “Poder compartilhar meus conhecimentos com outras pessoas, inclusive com outras universidades, é algo muito importante. Estou muito orgulhoso!”, expressou Felipe.

Nessa primeira temporada estão sendo exibidos 15 programas de 26 minutos, que trazem resultados do conhecimento e saberes nas Universidades na relação com o cotidiano da população nordestina. Os programas podem ser assistidos em diferentes dias e horários nas diversas emissoras, que juntas alcançam cerca de 40 milhões de pessoas em 10 estados brasileiros, sendo o conteúdo disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes.