23 de Junho de 2021

ContapraGente: aluno da UESPI mostra documentos e coleções históricas do Laboratório do campus de São Raimundo Nonato

Por Arnaldo Alves

Na tarde desta quarta-feira (23) aconteceu mais uma live do projeto ContapraGente, no YouTube da Uespioficial. O estudante do curso de História, Igo dos Santos Reis, apresentou detalhes do Laboratório de História do campus Ariston Dias Lima, de São Raimundo Nonato.

Com o projeto “Memória e patrimônio em documentos históricos de São Raimundo Nonato”, o discente mostrou documentos e coleções do acervo do Laboratório.

Durante a live, Igor ressaltou os processos de trabalho, que seguem as fases de: arranjo e estado da documentação, identificação, higienização e classificação documental, além dos processos de digitalização e armazenamento.

“A gente tem uma gama muito grande de coleções e documentações no Laboratório. Por exemplo, a coleção do Fórum do Comarca de São Raimundo Nonato, da Cura Diocesana, documentos Imperiais e Republicanos, do cartório local e a coleção dos arquivos privados do Ariston Dias Lima. Essas e outras obras servem para uma série de pesquisas e projetos de alunos e professores do nosso campus, inclusive o meu TCC sobre a trajetória do Ariston a partir dos ofícios que ele exerceu”, explicou o discente.

Processo de higienização

Agora, os membros do Laboratório trabalham com a digitalização e, futuramente, criação de um site com as obras do espaço para facilitar o acesso de pesquisas e projetos da área. Veja a live completa no YouTube da Uespioficial.