Notícias

23 de Junho de 2021

DTIC desenvolve sistema para automatizar recebimento de informações das comissões do Plano Institucional

Colaboração: Henry Cardoso  / Orientação: Profa. Sammara Jericó
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizou nesta quarta-feira (23) o segundo dia das reuniões do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2026). De acordo com o calendário, o encontro compreendeu o território do Vale do Canindé, Vale dos Rios; Piauí e Itaueiras; Vale do Rio Guaribas, com a presença de representantes da comissão dos Campi de Picos, Floriano e Oeiras. Por conta da pandemia do novo coronavírus o encontro acontece de forma virtual a partir das 8h, estendendo até às 10h.

O Reitor, Prof. Evandro Alberto, abriu o encontro que teve como mediadora a Coordenadora do PDI, Profa. Joseane Leão, Pró-reitora Adjunta da Proplan

Durante o encontro foi apresentado um “Sistema” desenvolvido pela equipe de Mauricio Rêgo, que está à frente da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). Ele afirmou que a ferramenta foi uma demanda da Pró-reitora de Planejamento e Finanças (Proplan) que serviria para automatizar o recebimento das informações dos trabalhos das comissões e facilitar a análise dessas informações pela administração superior.

“A nossa equipe está à disposição. Vocês viram que o sistema é muito intuitivo e simples de utilizar, podemos fazer evolução no sistema, sugestões são bem vindas, porquê se mudar alguma coisa no PDI, precisamos mudar aqui também”, declarou.

O plano tem por objetivo pensar a elaboração de um relatório voltado para todos os anseios dos Campi espalhados no Piauí. A coordenadora e Pró-reitora Adjunta da Proplan, Joseane Leão apresentou sugestões no qual os Campus poderão adotar, como política de pesquisa, de extensão e inovação, assistência estudantil, política de acesso (cotas), educação para o desenvolvimento sustentável, atividades culturais e artísticas, pensar metas para a infraestrutura e gestão, além de outros objetivos institucionais a serem concretizados durante um período de cinco anos. As propostas serão dialogadas com o governo do Estado.

Segundo a Coordenadora do PDI 2022-2026, a construção desses planos se dão de forma participativa e as reuniões acontecem por territórios. As comissões de cada Campus conta com a presença do diretor, todos os coordenadores de curso, um representante docente e discente de cada curso, um representante dos técnicos administrativos e um representante da sociedade civil.

De acordo com o calendário, o encontro compreendeu o território do Vale do Canindé, Vale dos Rios; Piauí e Itaueiras e Vale do Rio Guaribas

“A gente compõe uma comissão local em cada um dos campus, de Parnaíba a Corrente, para que essas comissões se reúnam, reflitam sobre a sua realidade, descrevam também as condições com as quais existem nesses campi, os trabalhos que eles realizam, às pesquisas, enfim. Os grupos de pesquisas, grupos de projetos de extensão que cada um desenvolvem, e eles vão compondo esses materiais, aonde irão passar à comissão central, que é da administração superior, esta por sua vez monta um documento baseado nas informações de cada comissão”, afirmou.

Programação das próximas reuniões
Dia 24/06: Tabuleiros do Alto Parnaíba; Chapadas das Mangabeiras, Serra da Capivara;

Campi: São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente.

Horário: 8h às 10h

Dia 28/06: Entre Rios (Teresina)

Campi: Campus Poeta Torquato Neto, Campus Clóvis Moura.

Horário: 8h às 10h

PDI

O PDI (2022-2026) é um modelo de decisão unificado e integrador que determina e revela o propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, delimita os domínios de atuação da Instituição e descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição. Desse modo, as reuniões buscam apresentar o que é o PDI; e como será a constituição desse documento.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com