21 de Junho de 2021

#Contapragente: Aluno destaca pesquisas sobre memória e patrimônio em documentos de São Raimundo Nonato

Por Arnaldo Alves

Na próxima quarta-feira (23), às 13h, acontece mais uma live do projeto ContapraGente, no canal do YouTube da Uespioficial. Vamos conversar sobre o Laboratório de História do campus de São Raimundo Nonato, com o estudante da Universidade Estadual do Piauí, Igo dos Santos Reis.

O entrevistado é estagiário há mais de dois anos no Laboratório. Para Igor, a documentação existente no espaço é riquíssima e com valor histórico, patrimonial e cultural muito grande.

“Os trabalhos com a documentação histórica de São Raimundo Nonato iniciaram em 2016, através de um projeto desenvolvido por uma ex-professora do campus, Déborah Gonçalves Silva. A partir de então a UESPI passou a salvaguardar os documentos de valor histórico que eram acondicionados no Fórum de São Raimundo Nonato. No laboratório de História nos damos, de certo modo, continuidade a esse trabalho que foi iniciado em 2016. Atualmente, nós trabalhamos com a identificação, higienização, catalogação, digitalização e armazenamento dessa documentação, também estamos desenvolvendo um trabalho de organização e classificação documental desse acervo”, explica o discente do 8° período do curso de História.

Documentos históricos no Laboratório da UESPI

De acordo com a professora do curso de História, Maria da Vitória Lima, o arquivo representa uma parte da trajetória do município e é liberado para toda comunidade.

“Existe uma série de coleções históricas no Laboratório. A gente tem documentos do Fórum de São Raimundo Nonato, da cura diocesana, do professor homenageado com o nome do campus, do primeiro cartório de ofício da cidade, além de documentos coloniais e imperiais e dos trabalhos de pesquisa e projetos que produzimos. Tudo isso sendo organizado cronologicamente”, destaca a docente.

Catalogação da documentação da Comarca de São Raimundo Nonato

Segundo o diretor do campus Ariston Dias Lima, professor Gustavo Vilhena, a manutenção do Laboratório na UESPI que salvaguarda a memória de São Raimundo Nonato é motivo de orgulho.

“A gente já colhe os frutos do trabalho desenvolvido no Laboratório, desde a professora Deborah até Maria da Vitória. Por exemplo, ano passado o trabalho premiado da UESPI na área de Ciências Humanas saiu daqui do Laboratório. Vivemos em uma região onde a memória possui um simbolismo muito grande e se não fosse o projeto boa parte dessa documentação poderia ter sido perdida”, aponta o diretor.

Para não perder a live acesse o YouTube da Uespioficial e ative as notificações.