9 de Junho de 2021

Inscrições abertas para o II Workshop de Práticas Pedagógicas do curso de Química da UESPI

Por Leonardo Dias

Acontece nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2021 o II Workshop de Práticas Pedagógicas do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual do Piauí (UESPI):vivências da Residência Pedagógica, PBID, PET e Estágios, com o tema Saberes Docentes e Desafios do Ensino Remoto.

Contará com palestras, mesas redondas e sessões de comunicação das experiências pedagógicas e de pesquisas, além do dia D, que corresponde ao momento de intervenção pedagógica a ser aplicada nas escolas campo, com o estabelecimento de metodologias inovadoras que favoreçam a aprendizagem significativa dos alunos.

O objetivo do evento é refletir o processo de formação de professores com discussão sobre os sabres docentes e os desafios do ensino remoto como parte da para motivar discussões sobre as práticas pedagógicas por meio do processo de ação-reflexão-ação.

A coordenação do evento conta com Rita de Cássia Pereira Santos Carvalho, Professora do curso de Química UESPI, Torquato Neto e docente orientadora do Programa Residência Pedagógica, subprojeto de Valdiléia Teixeira Uchôa, Professora do curso de Química UESPI, Torquato Neto e Coordenadora de área do Programa de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) – Química.

A coordenadora Rita de Cássia destaca que toda programação  busca contribuir no processo formativo, no sentido da discussão sobre os saberes docentes necessários a atuação dos professores além de favorecer a reflexão e troca de experiência.

Dia 23/06/21 (quarta-feira) MANHÃ e TARDE

Dia D – Corresponde ao momento de intervenção pedagógica que contemplem estratégias de ensino inovadoras, a ser desenvolvido nas escolas ou em outros espaços de educação informal, pelos residentes, pibidianos, petianos e alunos de Estágios à docência.

Data: 24/06 – (quinta-feira) MANHÃ

9 h – ATIVIDADE CULTURAL – Apresentação da Banda Elemento 119, com a participação do reitor, pró-reitores (PREG e PREX), Diretor de Centro e coordenadoras institucionais dos programas RP e PIBID, e Coordenadora do curso de Licenciatura em Química da UESPI.

9:30 h PALESTRA 1 – Saberes docentes necessários à prática educativa no cenário da pandemia

Palestrante; Profa. Mestre. Dalva Stela Ferreira Dantas – UESPI

10:30h MESA REDONDA: Dialogando sobre as experiências e Vivências do Residência Pedagógica da UESPI

Palestrantes:   Professoras:  Dras. Shirlei Marly Alves / Eliene Maria Viana de Figueiredo Pierote e os preceptores:  Professores Jorge Marcelo Moraes Albuquerque e Cleane da Costa Paz e o residente Renato Pereira de Sousa:

Data: 24/06 – (quinta-feira) TARDE

1500 ás 16:00 h –  Sala de Exposição de Trabalhos no google meet e vídeo postados no google classroom

16:00 h – PALESTRA 1:  Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas.

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Alves de Sousa Luz – UFPI

25/06/ (sexta-feira) MANHÃ

9 h – PALESTRA 2:  Conteúdos Cordiais: Caminhos para uma abordagem mais humanizada da química no Ensino Presencial e Remoto

Palestrante: Dr. José Euzébio Simões Neto- UFRPE

10: 10h – MESA REDONDA: dialogando sobre as experiências e Vivências do PIBID da UESPI.

Convidados: Professores: Dras. Márcia Edilene Mauriz Lima / Marly Lopes de Oliveira, preceptores: professores Maria Edilene Lima /Jose Ribamar Alves da Silva e aluna Amanda Cristina de Sousa Oliveira Silva.

11:10 – 12:00 – Sala de Exposição de Trabalhos no google meet e vídeo postados no google classroom

25/06 (sexta-feira) TARDE

15: 00 h – MESA REDONDA: Dialogando sobre as experiências e vivências do PET Química –UESPI

Convidados profº. Dr. Reginaldo, da Silva Santos João Ferreira da Cruz Filho e Lucas Queiroz Coutinho

16:00 h – MESA REDONDA: dialogando sobre as experiências e vivências nos Estágios à docência na graduação e pós-graduação.

Convidados: Drs. Beneilde Cabral Moraes / José Luiz Silva Sá e as alunas Samara Raquel Pereira Oliveira (Pós-graduanda) e a aluna Marina Barros Bandeira (graduanda)

17:00 h Encerramento e Avaliação do Evento por meio de Formulário eletrônico

Inscrições

O período de inscrições vai do dia 06 de junho até o dia 20 de junho de 2021, através do preenchimento do formulário.

A carga horária do evento é de 30 horas, podem se inscrever estudantes e professores de graduação.