Notícias

9 de Junho de 2021

Professores da UESPI são citados na Enciclopédia Negra: biografias afro-brasileiras

Por Arnaldo Alves

Os professores Élio Ferreira, Reinaldo Barroso e a docente Iraneide Soares, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foram citados na Enciclopédia Negra: biografias afro-brasileiras, da Companhia das Letras.

Escrito pelos professores e historiadores Flávio dos Santos Gomes e Lilian Schwarcz, além do artista Jaime Lauriano, a obra conta em 416 verbetes, a vida de mais de 550 pessoas negras.

O livro conta com sete citações de artigos e produções literárias de professores da UESPI, sendo seis de Élio Ferreira e Iraneide Soares e uma de Reinaldo Barroso.

Segundo a professora Iraneide Soares, suas citações são graças aos seus estudos sobre a cidade de São Luís do Maranhão, especialmente a escravidão negra urbana entre os anos de 1797 e 1850. A referência é da sua tese intitulada “É preta, é preto em todo canto da cidade”, que evidencia o ocultamento historiográfico dos africanos e seus descendentes na cidade de São Luís do Maranhão do sec. XIX.

“Me sinto lisonjeada. É sempre muito bom ter seu trabalho de pesquisa reconhecido. Desse modo, fico contente pela referência a minha pesquisa numa obra que é referencia importante para os estudos sobre a história e memória dos povos africanos e seus descendentes no Brasil”, destaca.

O professor Élio Ferreira, também citado no livro, faz parte de um seleto grupo de docentes com grandes produções acadêmicas. Uma de suas mais recentes obras são os Cadernos Negros Volume 43: poemas Afro-brasileiros. Para ele, ser um dos pioneiros nos estudos dessa área é motivo de satisfação.

“Essas citações e livros publicados são os resultados de um trabalho feito com muito esforço desde a década de 80. É sempre bom ter esse tipo de reconhecimento”, disse o docente.

O livro Enciclopédia Negra: biografias afro-brasileiras pode ser adquirido através do site da Companhia das Letras.

Veja algumas obras do professor Élio Ferreira:

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com