12 de Maio de 2021

#ContaPraGente: Pesquisa de aluna destaca que 70% dos homicídios de Teresina são com arma de fogo

Liane Cardoso

Nesta quarta-feira (12) aconteceu mais uma live do #ContaPraGente no canal do Youtube UESPI Oficial. A aluna Letícia Braz, do curso de Geografia (campus Clóvis Moura), contou como foi o processo de desenvolvimento do seu Trabalho sobre o Mapeamento de Homicídios em Teresina. Ela também destacou os dados que obteve com a Pesquisa.

Através dos dados da Secretaria de Segurança ela constatou que 70% dos homicídios são cometidos com arma de fogo e que os envolvidos nesses crimes são em sua maioria adolescentes e jovens. Além disso, mais de 50% dos autores e vítimas tinham baixo nível de escolaridade e eram desempregados ou possuíam empregos informais.

apresentação do mapa geral de Teresina

Durante a Live, Letícia apresentou os mapas com os índices de violência por bairro na capital. Santo Antônio e Angelim foram as localidades que apresentaram mais mortes por homicídios. Apesar dos dados negativos, a aluna reafirmou a importância do trabalho para a melhoria da sociedade.

“Meu intuito é que meu trabalho sirva de base para abrir vários leques, não sendo restrito somente a ciência geográfica. Conhecimento é sinônimo de transformação”, ressaltou a estudante sobre seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Assista a Live completa no canal do Youtube Uespi Oficial