4 de Maio de 2021

Residentes de Educação Física realizam aulas interativas com estudantes da rede pública

Liane Cardoso

Alunos da residência pedagógica de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, Campus Torquato Neto, estão executando aulas interativas por meio das plataformas digitais para estudantes do Ensino Médio da rede pública. A iniciativa é coordenada pela Professora Dra. Kátia Magaly e conta com 20 residentes atuantes, sendo 16 bolsistas e 04 voluntários.

O grupo realiza atividades em duas escolas de Teresina: CETI Didácio Silva e Liceu Piauiense. Todas as atividades que serão citadas a seguir fazem parte da execução do módulo I da proposta de Residência Pedagógica.

As residentes Débora Lopes e Leandra Oliveira foram responsáveis por aplicarem o mapa mental. “Essa atividade foi feita de forma assíncrona e auxiliou na memorização dos conteúdos (handebol), pois é uma forma deles mostrarem o ponto de vista em relação ao conteúdo de uma maneira mais lúdica. E também uma forma de instigar a criatividade, pois eles podiam utilizar ferramentas tecnológicas como word, PowerPoint, canva ou de forma manual”, destacou Débora.

Mapa Mental

Outra atuação interessante foi a do residente Francisco Nayron que procurou desenvolver em suas aulas, práticas de atividades laborais para amenizar as dores provocadas pelo período em que os alunos passam sentados nas aulas remotas.

“O que já era prejudicial no ambiente escolar se agrava ainda mais no ensino remoto, pois os vícios posturais dos alunos são mais espontâneos no ambiente confortável de suas casas do que numa sala presencial. Neste cenário, o projeto “Educação Postural”, tem como foco conhecer as doenças causadas devido a má postura e valorizar o autocuidado com o corpo e a mente”, enfatizou Francisco Nayron, discente do 7º período de Educação Física.

Educação Postural durante as aulas remotas

Através do Google Meet, os residentes Marcus Vinicius e Deyse Joyce também interagiram com os alunos do ensino médio criando Mandalas dos Saberes para contemplar o conteúdo de dança de salão, destacando suas características, origem, vestimenta, grandes nomes da dança e outros, ao mesmo tempo em que os alunos interagiram.

Mandala feito por um dos alunos da rede pública de ensino

“Nas aulas assíncronas foram postadas instruções para a construção da Mandala e quais os tópicos que os alunos poderiam abordar. Nas aulas síncronas foi reforçado essas instruções, pois como os alunos nunca tinham feito e era algo novo para eles, achamos melhor ter esse reforço até para tirar algumas duvidas”, esclareceu Marcus Vinicius.

Novidade

A residência Pedagógica de Educação Física possui um Instagram – @residenciaef_uespi – onde divulga as atividades da proposta. Nessa semana, criarão um canal no YouTube para servir de base nas aulas da Residência Pedagógica. “Nesse momento de pandemia será um complemento essencial para incentivar as práticas de atividades físicas e repassar os conteúdos necessários da disciplina”, finalizou a coordenadora.