Notícias

4 de Maio de 2021

Professora e alunos da UESPI criam site e canal no YouTube com conteúdos de História para estudantes do Ensino Fundamental

Por Arnaldo Alves

A professora Mona Ayala e 15 alunos do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Ariston Dias Lima – São Raimundo Nonato, criaram o site e o canal no YouTube “Ouvindo a História”.

O projeto conta com aulas gravadas, podcasts, animações, jogos adaptados em formato de PDF, produção de material didático e lúdico, além de atividades diversificadas para alunos e orientações para professores.

De acordo com a coordenadora da ação, professora Mona Ayala, a ideia surgiu ao buscar soluções para o desafio de desenvolver a parte prática da disciplina de Estágio Supervisionado no formato remoto em meio à pandemia.

“Estabelecemos um convênio com a 13ª GRE (Gerência Regional de Educação de São Raimundo Nonato) com o objetivo de entregar a produção de aulas gravadas e materiais didáticos sobre os conteúdos de História voltados para o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Durante as conversas com as coordenações das escolas locais, observamos que existia uma dificuldade em fornecer aos alunos um conteúdo mais adaptado à realidade local. Dessa forma, desenvolvemos o canal do YouTube e o site com todos os materiais didáticos inovadores para facilitar o desenvolvimento do ensino de História de forma remota e híbrida no Ensino Básico”, explica a docente.

Os vídeos do YouTube relatam diversos assuntos, entre eles Batalha do Jenipapo; teorias racistas do século XIX; Guerra Fria; 1° e 2° Guerra Mundial; questões indígenas; pós-abolição da escravatura no Brasil, entre outras temáticas.

Veja a seguir uma das aulas do canal sobre a Revolução Francesa e seus desdobramentos:

Ao baixar o material didático, disponível no site, é possível conferir atividades, resumos e ideias de aulas. Confira alguns dos temas em destaque:

• O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise;

• Os processos de independência nas Américas;

• O Brasil no século XIX; configurações do mundo no século XIX;

• O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX;

• Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946;

• A história recente.

Segundo um dos integrantes do projeto, Raphael Tiago da Silva, têm sido uma experiência enriquecedora para todos os discentes adequar conteúdos ao espaço online e transformá-los em uma linguagem acessível e com elementos da cultura local e regional.

“Para nós que estamos quase encerrando o curso é uma grande oportunidade de pegar nossas vivências e o conteúdo teórico ao longo do curso e transformar isso em uma forma leve e didática para os nossos alunos. É gratificante saber que estamos no caminho certo, que tudo aquilo que foi construído e ensinado ao longo desses anos em sala de aula vai sendo aos poucos repassado”, disse Raphael.

Os conteúdos foram elaborados pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e adaptados à realidade das escolas da 13ª GRE. Os estudantes seguiram a “Priorização Curricular para o Ensino Fundamental do 8° e 9°ano”.

A proposta também deve contar com um ciclo de debates sobre experiências de ensino de História em tempos de aulas remotas.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com