4 de Maio de 2021

Cursos da UESPI realizam semana do calouro para os aprovados no SISU

Liane Cardoso

Os cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí já estão promovendo eventos de recepção de calouros. A semana do Calouro, organizada pelas coordenações dos cursos e também por discentes veteranos, é destinada aos aprovados no Sisu que ingressarão no período 2021.1.

A finalidade dessa proposta é apresentar a universidade, explicar como funciona o curso, informar sobre os principais aspectos da área e tirar dúvidas dos novos alunos, conforme explicou a Professora Artemária Coelho, diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo da UESPI.

Recepção do curso de Engenharia Civil

O evento do curso de Engenharia Civil começou na sexta-feira (30) e contou com a presença de gestores da administração superior, especificamente da reitoria, representada pelo Reitor Evandro Alberto, e da PROPLAN, representado pelo Pró-reitor, Raimundo Isídio, e pela Pró-reitora Adjunta, Joseane Leão.

Calouros do Curso de Engenharia Civil

“Momentos como esses são importantes para que sejam estabelecidos diálogos com os novos alunos”, ressaltou o Reitor. Durante a reunião virtual no Google meet, o gestor abriu espaço para possíveis dúvidas dos calouros. Ana Hellen Sales, caloura do curso de Engenharia Civil, parabenizou a atuação da UESPI e perguntou sobre os projetos para melhorar a dinâmica nas aulas. O reitor evidenciou algumas ações e esclareceu que a instituição vive um período de modernização tecnológica.

Recepção do curso de Jornalismo

A semana do Calouro do curso de Jornalismo teve início nesta segunda-feira (03). O assunto abordado no primeiro encontro foi sobre “Assessoria de comunicação” e mais de 50 pessoas participaram.

Dilmária Araújo, caloura de Jornalismo, contou que após o evento de ontem (03) está mais ansiosa para cursar Jornalismo na UESPI. “Um dos fatores que mais me chamou atenção foi que, apesar da presença de Reitores e Professores, quem iniciou e mediou o evento foram os alunos do curso de Jornalismo da UESPI (Campus Torquato Neto), sendo explícito dos superiores o quanto eles querem que seus alunos saibam “andar com as próprias pernas”, disse a estudante.

Calouros do Curso de Jornalismo

A aluna ainda comentou que a atenção e o acolhimento que recebeu dos professores e estudantes veteranos foi essencial. Para uma das organizadoras do evento, a discente Thaís Vilarinho, o encontro com os novos alunos foi surpreendente. “Todos ficaram muito a vontade para falar, perguntar e trocar ideias. O bate-papo virtual que geralmente é considerado chato, ontem se tornou um lugar aonde eles compartilharam experiências, trocaram ideias e mostraram que precisam aprender. Foi muito bom participar e organizar esse momento”, destacou Thaís.

Os demais cursos da UESPI seguem organizando a semana de recepção dos calouros.