3 de Maio de 2021

#ContaPraGente: conheça o trabalho científico dos alunos da UESPI sobre arborização e paisagismo nas cidades

Por Liane Cardoso

Nesta quarta-feira (05) acontecerá mais uma Live do #ContaPraGente no canal do Youtube da Universidade Estadual do Piauí. A aluna Taíse dos Santos, do curso de Ciências Biológicas no campus de São Raimundo Nonato, e o aluno Railan Pereira, do curso de Ciências Biológicas no Campus Torquato Neto, contarão mais detalhes sobre seus projetos de pesquisa.

A estudante Taíse irá detalhar seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Diversidade florística e funcional-reprodutiva das espécies arbóreas-arbustivas utilizadas na ornamentação de praças em São Raimundo Nonato. O discente Railan vai explicar melhor como está desenvolvendo seu trabalho sobre Melhoria Paisagística das cidades através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Arborização e Paisagismo nas cidades é o tema da Live desta quarta-feira. Durante a transmissão, os espectadores poderão interagir com os participantes através do chat ao vivo.

No artigo da discente Taíse dos Santos, publicado na revista Terr@ Plural da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ela descreveu o estudo que realizou na cidade de São Raimundo Nonato. “Caracterizamos as áreas verdes urbanas (praças) do município de São Raimundo Nonato (PI), quanto a composição florística e o serviço de polinização fornecido, comparando com ecossistema natural (caatinga), por meio de índices de diversidade funcional de atributos reprodutivos”, destacou no texto de sua produção científica.

O trabalho de Railan tem como foco a diversificação da qualidade de vida ambiental. Ele concentra seu estudo na conscientização ambiental e paisagística, enfatizando que essa prática deve ser adotada desde a educação básica. “Os alunos devem perceber como a botânica está presente em tudo, tanto na sua casa como escola, com isso ele poderá mudar e alterar o meio ambiente com um pensamento crítico. Isso o afeta e também afeta aos demais, dessa forma o estudo da botânica vai além da sala de aula”, pontuou o jovem estudante.

Não perca a live. É quarta-feira (05), às 13h30, no canal do Youtube Uespioficial