3 de Maio de 2021

Inscrições abertas: Professores da UESPI participam da IV Feira Literária Brasil-África nos dias 24 a 26 de maio

Por Arnaldo Alves

O professor Élio Ferreira e a docente Iraneide Soares, ambos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), participam da IV Feira Literária Brasil – África de Vitória (Espírito Santo), realizada entre os dias 24 e 26 de maio.

O evento será promovido através da plataforma Google Meet e do canal do YouTube do Núcleo Africanidades e Brasilidades da Universidade Federal do Espírito Santo (NAFRICAB/UFES).

O professor da UESPI, Élio Ferreira, ministra no dia 25 de maio, às 18h, a palestra “A Carta da ‘Escrava’ Esperança Garcia e a Formação do Cânon Literário Afro-brasileiro: uma narrativa dos escravizados no Brasil.

Segundo ele, o evento vai contar com a participação de professores e pesquisadores de vários países. “Já venho trabalhando esse assunto há mais de 15 anos. São estudos inovadores e fui um das primeiras pessoas a trabalhar sobre o tema. Vamos abordar diferentes perspectivas e aprofundar visões sobre Esperança Garcia e a Formação do Cânon Literário Afro-brasileiro”, aponta o docente.

A docente Iraneide Soares promove a palestra Catharina Mina, Esperança Garcia e outras histórias: narrativas de mulheres afro-atlânticas em tempos de pandemia no dia 26, a partir das 18h.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site do evento no valor de R$10,00 até o momento.

Além do NAFRICAB da UFES, a Feira é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Centro de Ciências Humano e Naturais (CCHN) – Departamento de Línguas e Letras.