23 de Abril de 2021

UESPI e FAPEPI estudam parceria para estimular a inovação científica na universidade

Por Priscila Fernandes

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Alberto, se reuniu nessa manhã (23) com representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) para elencar demandas para uma parceria de concessão anual para bolsas de produtividade científica. Na ocasião, foram pontuadas as principais questões no que diz respeito ao incentivo científico na universidade e por onde a cooperação pode começar. A reunião ocorreu de forma on-line e contou também com a participação da Vice-reitora, Profa. Rosineide Candeia, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI, Profa. Ailma do Nascimento e a Assessora Jurídica, Profa. Fábia Viana.

O reitor Evandro Alberto destaca que o foco é conceder, anualmente, cotas para bolsas de produtividade científica para que os pesquisadores da UESPI tenham uma estrutura melhor na realização dos seus estudos.

O encontro aconteceu à distância com os membros da UESPI e FAPEPI

“Objetivamos apoiar a pesquisa no Piauí e, em particular, apoiar nossos pesquisadores, apoiar projetos de pesquisas que podem trazer grandes transformações para a sociedade e para o Estado e por isso é fundamental esse contato  com a  FAPEPI. Temos a certeza de que essa parceria irá promover um incentivo a mais para nossos pesquisadores e, consequentemente, nossa UESPI irá apresentar um número cada vez maior de pesquisas, porque além do ensino e extensão, nossa comunidade faz pesquisa de qualidade e de reconhecimento”, ressalta o reitor.

Na UESPI, os alunos e professores têm suas pesquisas e projetos contemplados através de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ailma Nascimento, disse que o termo vem para acrescentar essas ferramentas de fomento à pesquisa na nossa instituição.

“O dia de hoje foi marcadamente especial para a pesquisa na UESPI, pois as tratativas sobre a celebração de acordo consensual entre a UESPI e a FAPEPI vem materializar as ações das políticas institucional de apoio e incentivo à pesquisa”, conta.

O presidente da FAPEPI, Antonio do Amaral, acrescenta que as instituições tem um papel imprescindível no que se diz respeito ao crescimento da pesquisa no Piauí.  “A FAPEPI tem um papel de incentivo e fomento à ciência no estado do Piauí. Com essa cooperação visamos estabelecer um apoio a todos os projetos de pesquisa, investigação, o intercâmbio, tecnológicos, inovadores e o empreendedorismo”, fala.

Nesse primeiro momento, o cronograma de execução do acordo terá vigência concomitantemente à data de assinatura do Termo, que será em breve.