20 de Abril de 2021

Equipe do PDI 2022/2026 inicia trabalhos com representantes dos territórios universitários

A equipe do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), para os anos de 2022/2026, começou os trabalhos nesta terça-feira (20). A primeira reunião foi realizada, de forma online, com a presença dos coordenadores e diretores dos territórios da Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais, além de pró-reitores, vice-reitora e reitor.

A coordenadora do PDI e Pró-reitora Adjunta de Planejamento e Finanças (PROPLAN/UESPI), Joseane de Carvalho Leão, ressaltou a importância da discussão do plano por territórios (Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais, Vale do Canindé, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Vale do Rio Guaribas, Tabuleiros do Alto Parnaíba; Chapada das Mangabeiras; Serra da Capivara e Entre Rios)  de todos os campi da universidade e destacou sobre as primeiras fases da construção do PDI.

No encontro, os Pró-reitores falaram das ações realizadas no último PDI e as metas alcançadas. Foi discutido sobre as direções como cada território vai trabalhar para a construção do plano, que é um conjunto de ações estratégicas para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Apresentação do plano estratégico do PDI

“O plano de desenvolvimento institucional é um documento para um período de cinco anos, que identifica uma instituição de ensino superior. Portanto, é um instrumento importantíssimo a todos nós. O PDI diz respeito a filosofia de trabalho, a missão, a que a nossa UESPI se propõe, as diretrizes pedagógicas que orienta suas ações, a sua estrutura organizacional. O plano também determina as estratégias que, livremente, elegemos para atingir metas e objetivos institucionais. Ou seja, se refere a nossa identidade. Algo tão significativo, não pode ser construído de modo unilateral. Nosso objetivo nessa reunião é contar com a valorosa contribuição dos senhores senhoras para a organização e sensibilização da comunidade acadêmica, como partícipes efetivos do PDI”, disse o reitor Evandro Alberto de Sousa, em sua fala durante a reunião.

A vice-reitora, Rosineide Candeia, complementou relatando aos participantes que a construção da universidade se realiza de forma coletiva, com a participação de todos.  “A construção do PDI não é diferente, ele vem colocando pra melhorar essa estrutura que faz parte de um de um universo, que é a Universidade Estadual do Piauí. Então, nós desejamos a todos sucesso nessa nova, nessa nova etapa, desse novo PDI que vai se iniciar. E dizer que estamos felizes com a participação de todos”, pontuou.

Reunião com o primeiro grupo de coordenadores e diretores

As próximas reuniões acontecem:

• 26 de abril: Vale do Canindé, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Vale do Rio Guaribas.

• 27 de abril: Tabuleiros do Alto Parnaíba; Chapada das Mangabeiras; Serra da Capivara.

• 28 de Abril: Entre Rios.

Os seminários territoriais estão previstos para começar no mês de maio. Confira a programação completa.