Notícias

19 de Abril de 2021

Reuniões do Plano de Desenvolvimento Institucional da UESPI 2022/2026 começam nesta terça-feira (20)

Por Arnaldo Alves

Começam nesta terça-feira (20), as reuniões de apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para os anos de 2022/2026.

Ao longo do final do mês de abril os membros do PDI vão apresentar para os diretores e coordenadores de campi/núcleos os seguintes pontos: apresentação da comissão de elaboração do PDI; uma breve prestação de contas do PDI 2017/2021; metodologia de elaboração do PDI 2022/2026; solicitação aos diretores que mobilize a comunidade interna para definição dos membros das comissões locais para Seminário Territorial.

Conforme o cronograma estabelecido, cada representante deve receber no dia anterior da reunião o link de acesso, de acordo com o território do campus. As reuniões acontecem nos dias 20, 26, 27 e 28. Confira:

• Amanhã (20): Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais.

• 26 de abril: Vale do Canindé, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Vale do Rio Guaribas.

• 27 de abril: Tabuleiros do Alto Parnaíba; Chapada das Mangabeiras; Serra da Capivara.

• 28 de Abril: Entre Rios.

De acordo com a coordenadora do PDI e Pró-reitora Adjunta de Planejamento e Finanças (PROPLAN/UESPI), Joseane de Carvalho Leão, a importância do PDI é estabelecer um sistema de planejamento que envolve um processo cíclico de identificação de objetivos e metas, desenvolvimento de linhas e projetos de ação, avaliação desses projetos e identificação de novos objetivos e metas para reiniciar o ciclo.

“A expectativa que temos é de apresentar a comunidade os instrumentos para elaboração e estabelecermos os direcionamentos iniciais para a construção desse documento, visto que teremos ainda várias etapas para cumprir até o final do ano”, ressalta a docente Joseane.

A Pró-reitora também acrescenta que como se trata se um plano que envolve múltiplos atores e um conjunto de ações estratégicas para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, além da realização coordenada das operações de execução, se faz necessário um efeito mobilizador dos diversos atores da comunidade acadêmica e envolvimento de órgãos externos.

A primeira reunião acontece com os diretores e coordenadores de Parnaíba, Piripiri e Campo Maior. Para Eyder Rios, diretor do campus do litoral piauiense, será o momento para projetar os desejos da comunidade acadêmica para os próximos cinco anos.

“A reunião de amanhã é um pontapé inicial para que as comissões possam ser formadas e as principais orientações possam ser passadas, com o intuito de que todos possam trabalhar dentro de um conjunto de parâmetros de uma forma colaborativa, dentro da realidade de cada campus e da UESPI”, finaliza o diretor.

Os seminários territoriais estão previstos para começar no mês de maio. Veja a programação completa.

TERRITÓRIOS UESPI

-TERRITÓRIO ENTRE RIOS: Campus Poeta Torquato Neto, Campus Clóvis Moura.

– TERRITÓRIO PLANÍCIE LITORÂNEA: Campus: Professor Alexandre Alves de Oliveira em Parnaíba.

– TERRITÓRIO DOS COCAIS: Campus: Antônio Giovani Alves de Sousa em Piripiri.

– TERRITÓRIO DOS CARNAÚBAIS: Campus: Heróis do Jenipapo em Campo Maior – E Rio Marataoan em Barras.

– TERRITÓRIO VALE DO RIO GUARIBAS: Campus: Professor Barros Araújo em Picos – Piauí.

– TERRITÓRIO VALE DOS RIOS SAMBITO E CANINDÉ: Campus: Professor Possidônio Queiroz em Oeiras.

– TERRITÓRIO DOS RIOS PIAUÍ E ITAUEIRA: Campus: Doutora Josefina Demes em Floriano

– TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA: Campus: Ariston Dias Lima em São Raimundo Nonato

– TERRITÓRIO TABULEIROS DO ALTO PARNAÍBA: Campus da UESPI em Uruçuí

– TERRITÓRIO CHAPADA DAS MANGABEIRAS: Campus: Dom José Vasquez Diaz em Bom Jesus e Campus Deputado Jesualdo Cavalcante em Corrente.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.