9 de Abril de 2021

Curso de Português em Oeiras desenvolve projeto para acolhidos da Fazenda Esperança

Por Arnaldo Alves

Professores e alunos do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Possidônio Queiroz – Oeiras, realizam o projeto de extensão III Literatura e Vida na Fazenda Bom Jesus dos Passos: um conto por uma história.

Idealizado desde 2018 o projeto visa levar literatura para os acolhidos da Fazenda Esperança de Oeiras.

Matériais do projeto

Materiais do projeto

Nesta edição, em virtude da pandemia de Covid-19, a programação do projeto trouxe debates feitos de forma remota, além de oficinas de leitura, mesa-redonda e a entrega do kits que levam o nome do projeto para mais de 30 pessoas.

Em 2021 as oficinas do projeto foram feitas de forma on-line

De acordo com a orientadora da ação, professora Elimar Barbosa, os contos trabalhados nas oficinas que estão sendo feitas desde o dia 06 abril e encerram nesta sexta-feira (09), são de Lygia Fagundes Teles, Dalton Trevisan e Rubem Fonseca.

“Nós acreditamos com Candido que a ‘Literatura é um direito de todos’, assim nosso projeto visa proporcionar a leitura literária a jovens e adultos que estão fora do sistema educacional, objetivando também contribuir com a formação docente dos graduandos de Letras Português que têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade; e além disso, a dimensão social deste projeto implica ainda na divulgação do serviço de resgate à vida e/ou à dignidade humana realizado pela Fazenda da Esperança em Oeiras”, ressalta a docente.

Professora Elimar Barbosa durante entrega dos livros

O projeto conta com a colaboração do professor da UESPI, José Wanderson Lima, além da parceria da Ótica Bela Vista e CardioCenter Maria das Mercês, que ajudam a produzir o material didático.

Confira fotos das edições anteriores: